O Sistema de Mobilidade Urbana, o SIM Caxias, prevê a priorização do transporte coletivo, de pedestres e de bicicletas. No plano apresentado pela prefeitura em outubro do ano passado, consta a implantação de apenas uma ciclovia.
Será na Rua Luiz Michielon, no bairro Cruzeiro. Com 700 metros de comprimento, a pista ligará a Rua Mariano Mazzochi à Estação Principal de Integração Imigrante, na BR-116. A proposta da prefeitura não satisfaz as necessidades de quem faz da bicicleta meio de transporte.
- Vai ser como a ciclovia da Atílio Andreazza: não liga nada a lugar algum - desabafa Rafael Nora Júnior, 34 anos, do grupo MassaCrítica de Caxias do Sul.
Para Luciano Pacheco, 40 anos, integrante do grupo, a implantação da ciclovia na Luiz Michielon é positiva. Mas é preciso que se tenha um estudo cicloviário na região central da cidade, pois a via precisa ser, acima de tudo, segura:
- Para que uma ciclovia tenha mobilidade, é preciso que exista um circuito de idas e vindas, o que não vemos no projeto da Luiz Michielon. Não queremos conflito com outros veículos. Só queremos espaço.
Em 2012, o grupo elaborou um projeto de lei de iniciativa popular, o Caxias Sobre Duas Rodas, que visa implantar um sistema cicloviário na cidade. O projeto de lei está em fase de captação de assinaturas. De acordo com Tatiane Frizzo, 27, é preciso que 5% da população assine a petição para que seja levada à votação na Câmara de Vereadores. São necessárias, portanto, cerca de 23 mil assinaturas.
- Já arrecadamos 5 mil assinaturas. Não temos uma previsão de quando conseguiremos atingir os 5% da população. Mas, se de um jeito não deu certo, vamos tentar de outro. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas para o transporte. Não queremos obrigar ninguém a aderir às bicicletas. Queremos dar mais uma opção de mobilidade urbana aos caxienses - explica Rafael.
O grupo se reuniu há algumas semanas com o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) para mostrar o plano. O prefeito não anunciou adesão ao projeto. Segundo Manoel Marrachinho, secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), todas as obras estruturantes de mobilidade, de agora em diante, terão a previsão de vias exclusivas para ciclistas.
De acordo com o secretário, uma ciclovia tem que estar ligada a outro modal de transporte. No caso da Luiz Michielon, estará interligada com a EPI Imigrante.
Mobilidade
Grupo de ciclistas elabora projeto para mais ciclovias em Caxias do Sul
Apenas uma ciclovia está prevista com a implantação do SIM Caxias e não agrada quem usa bicicleta como meio de transporte
GZH faz parte do The Trust Project