Um diagnóstico preliminar sobre a poluição provocada pelos resíduos sólidos em Caxias do Sul e em outras 49 cidades da região da Serra será apresentado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nesta quinta-feira.
A audiência é a sexta rodada de apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul (Pers-RS). A rodada também inclui oficinas setoriais para validar e complementar o diagnóstico e debater propostas em âmbito regional. A audiência começa às 8h30min no auditório do Bloco H.
O plano está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010. A ideia é definir metas para a destinação dos resíduos de segmentos como a construção civil, saúde, saneamento, indústria e mineração, entre outros.
Nas audiências realizadas em 341 municípios do Estado, foi possível identificar a carência de quadros técnicos especializados para as áreas de saneamento e meio ambiente, morosidade nos licenciamentos, falta de locais adequados para resíduos especiais, deficiências na coleta seletiva e necessidade de programas permanentes de educação ambiental e inclusão social.
Em Caxias do Sul, o maior problema de poluição está relacionado à construção civil e à indústria. O plano estadual apontará sugestões para melhores práticas e gerenciamento na gestão dos resíduos sólidos. A partir disso, Caxias terá parâmetros para concluir o plano local.
Programação:
8h30min - Abertura no Bloco H da UCS
9h - Apresentação e contextualização (Lei de Consórcios, Política Nacional de Saneamento e Política e Plano Nacional de Resíduos Sólidos)
10h - Intervalo
10h15min - Pré-diagnóstico dos resíduos sólidos da região de oficina
12h - Apresentação da metodologia de trabalho das oficinas da tarde e definição de grupos de trabalho
13h30min - Organização dos grupos de trabalhos para as oficinas
13h45min - Oficinas setoriais
16h30min - Encerramento das oficinas setoriais
Municípios de abrangência:
André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Canela, Capão Bonito do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Montauri, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, São Francisco de Paula, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, Serafina Corrêa, União da Serra, Vacaria, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Meio ambiente
Estado apresenta diagnóstico sobre a situação dos resíduos sólidos na Serra
Audiência ocorre na Universidade de Caxias do Sul na quinta-feira
GZH faz parte do The Trust Project