Uma árvore de grande porte caiu e atingiu pelo menos três casinhas de cachorro na chácara da ONG Associação Caxiense de Proteção aos Animais São Francisco (Apas), no bairro Jardim Embaixador, na madrugada de domingo.
>> Confira uma galeria de fotos da ONG
O latido desesperado do cão Miguelito, que estava amarrado em uma corrente presa à árvore, acordou Beatriz Dias, voluntária da ONG. Como a corrente que prendia Miguelito estava amarrada no tronco da árvore, ao tombar, ergueu o animal, deixando-o suspenso.
- Os animais ficaram muito assustados, latiam juntos, querendo avisar o que tinha acontecido. Eu fiquei apavorada quando vi o Miguelito no ar. Ele poderia ter se enforcado, já estava com a língua de fora- lembra Beatriz.
Beatriz chegou a acionar o Corpo de Bombeiros, que não atendeu ao chamado por não se tratar de ocorrência em residência ou com pessoas. Como estava escuro e chovia bastante, ela imaginou que outros bichos pudessem ter se machucado com a queda da árvore. Sem alternativa, vestiu a capa de chuva, pegou uma lanterna e tentou acalmar o animal. Com ele no colo, removeu a corrente e o libertou.
- Eu agi muito rápido, não deu tempo pra pensar muito - detalha.
Miguelito é vira-lata e tem dois anos de idade. Foi abandonado com outros oito irmãos recém-nascidos em uma caixa de papelão, na porta da ONG.
A chuva que atinge Caxias do Sul desde a semana passada deixa a situação na chácara ainda mais preocupante.
O espaço onde os cerca de 250 animais são cuidados fica em meio a um bosque, de chão batido e rodeado de centenas de árvores. Com a chuva, os bichos ficam sujos e precisam conviver com a lama. Desde então, há casinhas que estão ilhadas.
Animais
Árvore tomba e destrói três casinhas de cachorros em ONG de Caxias
Com a queda da árvore, cão ficou suspenso e foi salvo por voluntária
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: