Um dos mais tradicionais pontos turísticos de Caxias do Sul, a Igreja São Pelegrino tem sofrido com a falta de visitantes nos últimos anos. A situação é tão preocupante que a loja de suvenires da igreja será fechada no próximo domingo.
Segundo Ivan Furlan, presidente da Sociedade de Cultura e Arte Aldo Locatelli (Scala), que mantém a igreja, até dois anos atrás de 500 a 700 turistas visitavam São Pelegrino todos os dias. Eles chegavam em até 15 ônibus de turismo vindos das mais variadas regiões. Atualmente, o ponto turístico recebe, em média, um ônibus por semana.
Furlan credita o problema à retirada de Caxias do Sul dos pacotes de agências de viagens, o que resultou na diminuição do movimento de turistas em toda a cidade. Hoje, segundo ele, os roteiros privilegiam Gramado e Bento Gonçalves. Nem mesmo a Festa da Uva amenizou a situação.
- Parece que as pessoas vieram só para a festa e foram embora - lamenta Furlan.
Apesar do encerramento das atividades da loja, que não consegue se manter com as baixas vendas, lembranças ainda ficarão disponíveis aos visitantes. A intenção é oferecer os suvenires na própria igreja. Os banheiros da loja, utilizados pelos turistas, também precisarão ser disponibilizados pelos novos locatários do espaço.
A secretária municipal de Turismo, Drica de Lucena, argumenta que nem todos os visitantes da igreja visitam a loja. Apesar de reconhecer momentos de baixa no turismo, ela afirma que Caxias tem a maior taxa de ocupação hoteleira da Serra. Além disso, segundo ela, atualmente a venda de cartões postais, principal produto da loja, está em baixa porque os visitantes preferem fazer fotos com tablets e smartphones.
- O mais importante é entender que o turismo é dinâmico - defende.
Turismo
Sem turistas, loja de suvenires da Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, fecha as portas
Segundo entidade mantenedora, ponto turístico teve queda de até 90% nas visitas
GZH faz parte do The Trust Project