Um rapaz de 17 anos acabou apreendido com uma faca no final da manhã desta terça-feira, em Caxias do Sul. Ele estava acompanhado de outros três garotos no momento em que foi abordado pela Guarda Escolar em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardelino Ramos, no bairro Presidente Vargas.
Conforme o coordenador da Guarda Escolar, Esteves Rosa, a direção da escola comunicou à guarda que havia um grupo de jovens, que não era de alunos, concentrado no portão da instituição, próximo do meio-dia.
- Quando a viatura chegou, eles tentaram fugir, mas conseguimos alcançá-los. Apenas um levava faca. Ele foi encaminhado à Polícia Civil para registro acompanhado de um responsável - conta Rosa.
Ainda segundo o servidor, o jovem admitiu fazer parte de um bonde e disse que estava no portão da escola porque um grupo de alunos queria bater em um amigo dele, que também estuda na instituição. A intensão do bonde, conforme o menor apreendido, era o de ajudar o parceiro.
Após o registro, o menor foi liberado pela polícia. Ele possui registros como menor infrator que incluem passagens pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
De acordo com o coordenador da Guarda Escolar, ocorrências envolvendo bondes na escola do bairro Presidente Vargas não são comuns. Rosa acrescenta ainda que a ação de grupos de jovens tem caído desde o início da força-tarefa para combater os bondes, em maio de 2013.
Em um ano de atividades, a força-tarefa abordou 3.708 pessoas. Nenhum caso grave foi registrado neste período.
Ação da Guarda Municipal
Menor é apreendido com faca em frente a Escola Municipal Jardelino Ramos, em Caxias do Sul
Segundo a Guarda Municipal, o garoto de 17 anos admitiu fazer parte de um bonde
GZH faz parte do The Trust Project