Casos recorrentes de assaltos a estudantes nos momentos de entrada ou saída do período letivo em escolas da área central de Caxias do Sul viraram alvos da Brigada Militar (BM). Além da Patrulha escolar, todas as viaturas que não estejam atendendo a ocorrências têm orientações para acompanharem as movimentações nas escolas.
Essa preocupação da BM tem base no relato de colégios como o Murialdo. Segundo a coordenadora de comunicação do educandário, Bernardete Chiesa, entre o mês de março e a metade de abril, a escola recebeu o relato de cinco assaltos a estudantes no entorno do prédio.
As direções dos colégios La Salle Carmo e São José, que ficam na Rua Os Dezoito do Forte, também contabilizam entre dois e cinco casos no mesmo período, respectivamente. Entretanto, o número de vítimas pode ser maior já que nem todas registraram ocorrência ou informaram as direções.
Em resposta aos chamados, a comandante da Patrulha Escolar, sargento Tatiana Soares Policena, informa que três jovens já foram recolhidos ao serem flagrados em ocorrências de roubo:
- Há uma semana, um rapaz foi preso minutos após assaltar um aluno do Cursão. A abordagem foi feita por uma viatura do canil da BM. Isso mostra como todas patrulhas estão envolvidas com os casos.
A prisão a que a sargento se refere é a de Rogério Uggere Moiano, de 28 anos. Ele foi detido na Rua Ernesto Alves, às 12h30min, com o celular da vítima. Na abordagem, o jovem teria confessado ainda aos policiais ter assaltado alunos do Murialdo, há duas semanas.
Segundo Policena, o rapaz tem antecedentes por roubo a pedestre e disse que faz isso para trocar os aparelhos por drogas. No dia 14 deste mês, dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) após serem apreendidos ao cometerem o mesmo delito. Eles foram localizados pela BM nas imediações do Colégio São José, após levarem dois celulares de estudantes.
Contudo, apesar da ação ostensiva da polícia, os casos seguem. Para a comandante da Patrulha Escolar, a participação das vítimas no registro de ocorrências é fundamental para a diminuição dos casos:
- Sempre temos dificuldades em encontrar vítimas que topem identificar os autores ou até mesmo efetuar o registro após as ações. Isso também prejudica nosso trabalho, pois dependemos disso para mapear esses grupos e identificar os integrantes.
Insegurança próximo da escola
Três jovens são flagrados pela Brigada Militar ao roubarem celulares de estudantes na área central de Caxias do Sul
Dois menores foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo
GZH faz parte do The Trust Project