Muito além de um esporte, jogar bocha é, para os frequentadores da cancha localizada no Parque Cinquentenário, uma forma de cativar e cultivar amizades.Diariamente entre as 13h e as 21h, no mínimo 20 amigos se reúnem para conversar, passar o tempo, descontrair, mas, principalmente, para jogar. Segundo o frequentador João Dreher, 56 anos, todos levam muito a sério o jogo.
- Todos aqui entram na cancha para ganhar. Nenhum deles joga a bola pensando em não marcar ponto, bem pelo contrário - completa Dreher.
A cancha de bocha existe no Parque Cinquentenário desde 2004, quando a prefeitura revitalizou o parque e construiu a cobertura para o local. Foi quando o grupo de apaixonados pelo jogo adotou o espaço, comprando equipamentos e fazendo a manutenção com a doação dos frequentadores.
Seu Francisco Monteiro, 65 anos, mora no bairro Rio Branco, mas conta que os admiradores do jogo vêm de vários bairros da cidade. Sem um manual ou livro de regras, todos os amigos sabem e respeitam as normas de convivência e bom senso que foram estabelecidas, entre elas:
* Os frequentadores não podem mexer com as mulheres que passam pelo parque ou que vão até a cancha para conhecer o jogo.
* Todos podem frequentar o local e têm o mesmo direito de jogar.
* Quem brigar, reclamar ou falar palavrões leva suspensão e não pode frequentar a cancha pelos dias que forem determinados pelo grupo.
Segundo os jogadores, a Cancha Caxias Parque Cinquentenário é a única cancha pública na cidade. Para os interessados em conhecer mais sobre o esporte, o local fica aberto ao público, e os anfitriões mostram-se dispostos a ensinar as regras do jogo.
Os mais experientes montaram um time para disputar o Campeonato Municipal de Bocha na modalidade cancha de areia. O campeonato inicia-se neste sábado e conta com 10 times da cidade. O time do Parque Cinquentenário estará representado por 17 jogadores.
Lazer
Bocha é aula de convivência no Parque Cinquentenário, em Caxias do Sul
Frequentadores adotaram o espaço e estabeleceram normas informais
GZH faz parte do The Trust Project