O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, vistoriou as obras de asfaltamento da Rota do Sol na tarde desta quinta-feira. Ele tirou dúvidas com engenheiros e conheceu a tecnologia empregada.
A expectativa dos engenheiros é que a obra avance 700 metros por pista a cada dia. A base já foi colocada em 100 metros, na altura de Santo Homobom, e os trabalhos seguirão do viaduto com a BR-116 em direção a Lajeado Grande.
Por cima da base, confeccionada com o pavimento antigo reciclado, cimento e espuma de asfalto, será colocada uma proteção e, depois, uma camada de asfalto de dois centímetros que ficará por um ano. Após desse tempo, a rodovia receberá mais uma camada, esta com 10 centímetros.
- Estamos avaliando como seguir com os trabalhos durante o inverno, já que essa tecnologia com espuma de asfalto não pode ser usada quando as temperaturas estão muito baixas - disse o secretário, após conversar com engenheiros.
A decisão de começar por Santo Homo Bom deve-se ao fato de ser um local de declive e com terceira pista.
Domingues revelou ainda que o Daer iniciou nesta segunda-feira a distribuição de cartas-convite a empresas para o reparo da RSC-431. A obra foi adiado por duas vezes e a expectativa e de iniciar a reconstrução dia 4 de março.
- Demorou mais do que eu previa, mas a solução é definitiva. Isso significa que escorregamentos nunca mais ocorrerão - garantiu o secretário.
Domingues disse ainda que a prefeitura pode iniciar a instalação de lombadas no acesso ao bairro São Ciro II a partir de amanhã. A ordem de início será assinada em reunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho.
Ação contra os buracos
Obras de asfaltamento na Rota do Sol devem avançar 700 metros por dia
Secretário estadual vistoria obras e tira dúvidas com engenheiros
GZH faz parte do The Trust Project