Nos últimos sete anos, a frota nas principais cidades da Serra teve um acréscimo considerável. Em 2007, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha, São Marcos e Vacaria tinham juntas 315 mil veículos emplacados, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em novembro de 2013, essa quantia subiu para 452 mil veículos _ diferença de 137 mil unidades.
No mesmo período, a malha rodoviária no entorno dessas seis cidades mergulhou em um processo de rápida deterioração. Mas, ao contrário do que se projetava, o crescimento da frota e a precariedade das estradas parecem não ter influenciado nos acidentes com mortes. Os casos se mantêm dentro da média ou até diminuíram conforme o ano (ver abaixo).
Um dos maiores especialistas no trânsito gaúcho, o engenheiro Mauri Panitz diz que é difícil concluir se a evolução da frota tem influência sobre os acidentes. Mas as estatísticas mostram que estradas esburacadas e congestionamentos tendem a mudar o comportamento dos condutores.
Para ele, uma pista bem conservada estimula a velocidade e consequentemente aumenta a possibilidade de colisões. Mas a violência no trânsito também é reflexo do policiamento deficiente e da falta de sinalização.
- Fiquei responsável pela BR-116 de Vacaria a Camaquã. Na época, havia um grande número de acidentes. Implantamos melhorias com a expectativa de reduzir, canteiros e outras obras. Para nossa surpresa os casos aumentaram mais - lembra Panitz.
Coordenador de estatísticas do Detran, Cristiano Lemke compartilha da opinião de Panitz. Segundo ele, é preciso avaliar as particularidades de cada ocorrência.
Compare
Os acidentes de trânsito nas principais cidades da Serra se mantêm estáveis apesar do aumento da frota e da precariedade das rodovias. O levantamento abaixo compara o total de veículos emplacados e dos acidentes com mortes em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Vacaria e São Marcos.
Nesses municípos, a frota de veículos cresceu 43,4% desde 2007, mas o aumento dos acidentes fatais oscilou entre 10% e 20% uma vez que há variação para cima ou para baixo a cada ano.
Trânsito
Crescimento da frota de veículos não resulta em mais acidentes nas principais cidades da Serra
Frota aumentou 44% em sete anos
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