Alvo de polêmicas desde que instalada às margens da RSC-453 em 2008, a escultura da santa mais admirada da Serra Gaúcha, Nossa Senhora de Caravaggio, pode ser substituída em 2014. Desta vez, a reitoria do Santuário e a Secretaria de Turismo da cidade elaboram projeto para instalação de uma nova estátua.
Ainda que a ideia esteja em fase inicial, já há uma definição: ações de restauro são rejeitadas. A intenção é substituir a atual santa, que tem oito metros, por outra pouco menor, de até seis.
- Queremos melhorar a imagem da devoção dos fiéis a nossa Mãe - resume o reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronza.
>> Você concorda com a troca da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio?
Por quê?<<
Não será destinada verba pública para a obra, adianta o secretário de Turismo, Fabiano André Piccoli. A atual imagem custou aos cofres públicos R$ 179 mil, dinheiro federal com contrapartida da prefeitura. Por isso, possivelmente, a única forma da estátua ser construída é com doações de fiéis e empresas que simpatizem com a ideia.
- Há gente que já se dispôs a doar cimento e tinta, por exemplo, porque não há previsão orçamentária para esta construção. Por isso, por enquanto, o projeto é apenas um sonho. A prefeitura já investiu na estátua antes. Investiu mal, mas investiu - avalia Piccoli.
Ainda que não exista contrato formal e a ideia esteja ganhando forma, o nome mais cotado para esculpir a nova estátua é o artista Gilmar Pocai, responsável por erguer o monumento em homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila. A obra fica no Largo João Batista Grossi, na Avenida São Leopoldo, próximo à BR-116.
- Há um pré-projeto elaborado, mas que depende de muitas definições. É uma situação muito delicada porque mexe com a fé das pessoas. Mas, independente do projeto aprovado, vou levar pelo menos oito meses de trabalho. Trabalharei com calma e capricho, para ela ficar esteticamente bonita- avalia.
Segundo Pocai, o pré-projeto prevê a construção da imagem em concreto, o que pode baixar o custo da obra para metade do valor investido em 2008. A construção começaria no Santuário e depois seria transportada até a rótula.
Ainda não há destino para a estátua que hoje está às margens da RSC-453, mas, segundo o reitor, uma das opções é transportá-la até o Santuário.