Os mais de 1 mil crianças e adolescentes que moram no loteamento popular Campos da Serra, zona leste da cidade, terão atenção redobrada do poder público em 2014. Diversas secretarias e instituições públicas ligadas à rede da infância e da juventude se comprometeram a apresentar plano de ação para prevenir situações de abuso e negligência.
O pedido de providências partiu do colegiado do Conselho Tutelar (CT) com base em denúncias de pais e vizinhos da garotada. Conforme a coordenadora do CT Macrorregião Sul, Janaína Santos Gil, os relatos incluem infrequência escolar, negligência familiar, abandono de incapaz, perturbação da ordem e do sossego, entre outros problemas.
Janaína diz que cada secretaria mapeará atividades em andamento ou o que se pretende fazer para ampliar a proteção e inclusão social dos jovens. A meta de trabalho deve ser apresentada na primeira semana de janeiro com prazo de execução definido.
- Na próxima semana, integrantes de cada setor vão conhecer a realidade do Campos da Serra para compreender o que precisa ser realizado - explica Janaína.
O loteamento abriga 660 famílias e a previsão, até final de 2014, é receber mais 840. Alguns serviços básicos, porém, não acompanham o crescimento. A Unidade Básica de Saúde está sendo construída, e a escola de Ensino Fundamental está em fase de licitação. Também há projeto de creche, de parque e de um supermercado.
Enquanto isso, os moradores estão distantes a, no mínimo, quatro quilômetros desses serviços. As crianças são destinadas a escolas no bairro Cruzeiro, e a maior parte em Fazenda Souza. O trajeto ao interior, de 17 quilômetros, representa para as 100 crianças 30 minutos de deslocamento.
Para resolver os problemas imediatos, a prefeitura procurou melhorar o transporte. O itinerário, com previsão de ônibus no local a cada hora durante a semana, recebeu mais seis horários. Também foram instalados abrigos nas paradas.
A reunião que definiu as metas aconteceu na quarta-feira e teve a participação da Fundação de Assistência Social (FAS), secretarias municipais da Educação, da Saúde e do Esporte Lazer, da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), entre outros setores.
Infância e juventude
Abuso e negligência contra crianças e adolescentes de loteamento popular serão combatidos em Caxias do Sul
Plano de ação nos condomínios Campos da Serra será apresentado na primeira semana de janeiro
GZH faz parte do The Trust Project