O banheiro da Praça Dante Alighieri, em Caxias, foi inaugurado recentemente e já acumula críticas. José Carlos Pedroso, 58 anos, é zelador do banheiro há cinco anos e diz que o maior problema do prédio é o cheiro de esgoto da caixa instalada na porta de entrada.
Cerca de 5 mil pessoas circulam diariamente no banheiro público. Pedroso conta que os frequentadores reclamam da limpeza, especialmente, porque o chão está sempre molhado.
- Antes da obra, o piso era polido e fácil de limpar. Agora não, é bruto, não temos como passar um rodo ou pano, porque não seca - explicou.
Dez funcionários cuidam do banheiro. Eles relatam que a estrutura oferecida para trabalhar também piorou. A pia e o fogão que ficavam na peça, misto de vestiário e refeitório, foram levadas. Os zeladores não têm onde guardar instrumentos de trabalho, cozinhar, nem tomar água.
O secretário de Meio Ambiente, Adivandro Rech, disse que as reclamações nunca chegaram na mesa da Secretaria. Exceto, sobre o piso. A Semma irá avaliar os apontamentos e entrará em contato com a empreiteira, caso forem confirmados os problemas. O piso receberá polimento e uma camada de verniz para facilitar a limpeza em breve.
Sobre a sala dos funcionários, Rech disse que eles receberão micro-ondas e bombona. Mas o fogão não será recolocado.