O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é conhecer o gênero, o habitat de origem e as necessidades naturais. Mas isso não significa que é preciso ser expert no assunto.
Neste sábado e domingo, os menos informados e até entendedores, terão oportunidade de conhecer mais sobre essa planta. A 14ª Exposição Regional de Orquídeas, organizada pelos Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (Orca), será realizada no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva.
A abertura oficial ocorre no sábado, às 15h, com show do Quinteto de Metais, mas a visitação já estará aberta ao público das 13h às 20h. No domingo, o pavilhão ficará aberto das 9h às 18h.
Quem visitar a feira terá acesso à informações sobre cultivo, manejo e cuidados com a planta diretamente de 70 expositores e oito produtores. Mais de seis mil orquídeas estarão expostas. A entrada é franca e o estacionamento terá cobrança, apenas no domingo, no valor de R$ 10.
Tira-dúvidas
Confira algumas dicas do produtor Eleandro Rech para manter a planta sempre viçosa:
As orquídeas precisam de cuidados excessivos?
Na verdade, o que mais as incomodam é o excesso de cuidados. As espécies existentes desejam estar em lugar próprio de cultivo, considerando a diferença de espécie. Ali querem ficar quieta recebendo a mesma quantidade de luz, na mesma direção todos os dias.
Elas são difíceis de cultivar?
São as plantas mais fáceis de se cuidar, com uma fantástica capacidade de absorção de água e produção própria de seus nutrientes. Se você deixar de dar água por um mês para uma orquídea ela desidratará e voltará a estar bem quando receber água. Mas se fizer isso com qualquer outra planta, ela com certeza morrerá.
Quanto tempo de luminosidade e com que frequência é o indicado?
Cada espécie requer um clima específico e uma incidência solar diferente, então, sempre que adquirir uma espécie nova procure saber como tratá-la e as condições ela exige.
Como cuidá-las dentro e fora de casa?
A única orquídea possível de ser cultivada dentro de casa é o phalaenopsis e todas as outras devem ser cultivadas em um local bem iluminado com boa ventilação, em clima externo.
Existe uma espécie que se desenvolve melhor na região?
Sim, na região serrana temos um clima bem adverso e se tentarmos cultivar plantas de um clima tropical encontraremos dificuldades. Mas cultivando espécies como cymbidium, paphiopedilum e miltônias teremos sucesso no cultivo em função do clima estar a nosso favor.
Ganhei uma orquídea de presente. Devo tirar imediatamente a embalagem decorativa?
Exatamente, a embalagem feita pelas floriculturas em geral é feita para ser melhor apresentada como um presente, mas não deve ficar ali por muito tempo. Depois que perdem as flores devem ser replantadas em outro vaso e sem cachepô ou celofanes.
Devo usar prato embaixo do vaso?
De forma alguma. Todas as orquídeas devem ser molhadas da mesma forma: dar água em abundância, deixando escorrer o excesso e só regá-la novamente quando estiver seca. O pratinho deixaria a água empossada no que resultaria em apodrecimento das raízes.