Após conquistar o título mais cobiçado do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, realizado este final de semana em Santa Cruz do Sul, o CTG Ronda Charrua já tem compromissos agendados para 2014.
No ano que vem, o grupo fará abertura do Enart, representará o Rio Grande do Sul no Rodeio Crioulo Nacional de Campeões (ainda sem local definido) e estará em uma das aberturas da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro ou São Paulo.
Com uma apresentação ousada que levou dois navios de madeira aos palcos Enart, o Ronda Charrua contou a história de amor entre Anita e Giuseppe Garibaldi.
As coreografias de entrada e saída, que juntas somam pouco mais de oito minutos, são resultado de meses de preparação e esforço coletivo que em muito ultrapassam os ensaios diários.
Dos talentos individuais, vieram a pesquisa, os trajes e a confeccção do cenário. A designer de modas Suelen Biazoli, 21 anos, desenhou o vestuário que remonta o período da Revolução Farroupilha (1835 - 1845). Homens usaram chiripás, botas de garrão de potro e lenço vermelho de algodão. No chapéu, o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade e Fraternidade", que basearam a revolução, bordados em francês, português e latim.
As mulheres usaram vestidos de algodão com detalhes em renda. Aquelas que eram loiras ainda pintaram os cabelos de tons escuros, caracterizando a época. O desenho dos navios foi contribuição da estudante de Engenharia Civil Monique Vegher Fiorio, 23 anos, que interpretou Anita. O mais difícil, e incerto até a primeira apresentação oficial, foi a construção e funcionamento dos barcos.
- Dois integrantes do grupo são marceneiros. Temos também projetistas e pessoas que trabalham com mecânica. Unimos esforços e todos os peões ajudaram a construir as embarcações. Viajamos três vezes a Santa Cruz do Sul para medir palcos e portas, a fim de conseguir passar com as estruturas. Tudo como planejávamos, só deu certo duas vezes: nas duas apresentações do Enart. Nos ensaios, alguma coisa sempre dava errada - fala o ensaiador e também Patrão do CTG, Rafael Tronco, 25 anos.