Convocado pelo movimento Quero a UFRGS Aqui, o ato-show que ocorre na tarde deste domingo reúne centenas de jovens no Largo da estação Férrea, em Caxias do Sul. Adolescentes formavam a maioria do público, boa parte mais interessada no show da banda de rock Strike, uma das atrações musicais da tarde, do que em clamar pela extensão da Universidade Federal na cidade.
Antes dos shows começarem, o palco foi tomado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), que passou pelo evento antes de ir a um compromisso em Vila Oliva. Ao lado do vereador Rafael Bueno (PC do B), um dos organizadores do evento, Alceu reiterou o apoio da prefeitura à instalação do campus da UFRGS na cidade:
- Só quero que a universidade diga o espaço que precisa. Se quer dois, cinco, dez ou 20 hectares. O que quiser, ela vai ter. Mas não adianta nós querermos a UFRGS se a UFRGS não nos quiser.
Entre os jovens que chegavam para acompanhar o show da Strike, marcado para as 17h, as meninas Vanessa Machado e Andriely Goulart, ambas de 15 anos, vieram de Farroupilha para assistir à apresentação de uma de suas bandas preferidas. Elas não sabiam do viés reivindicativo do evento, mas acharam legal:
- Acho que seria ótimo. Eu quero cursar Fotografia, se pudesse fazer pela UFRGS aqui pertinho, ia ser ótimo _-afirmou Andriely.