O ensaio fotográfico desta semana na contracapa da edição impressa foi feito no Cemitério Público Municipal, já que estamos chegando ao dia de Finados. A missão de fotografar os túmulos e detalhes do cemitério foi do fotógrafo Diogo Sallaberry. A seguir, você encontra uma galeria de fotos, a contracapa da edição desta terça e depoimentos do fotógrafo.
- Meu primeiro prêmio de fotografia foi com uma foto de arte tumular, em uma parceria que fiz para um trabalho de conclusão do curso de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - conta Diogo.
Ele acrescenta que há fotógrafos que se especializam em retratar este tipo de imagens e trabalham só nisso, tamanha é a beleza e a variedade de obras e locais possíveis de se fotografar.
- É uma pena que no cemitério de Caxias do Sul, as pessoas estão optando por decorações baratas, já que seguidamente os túmulos são saqueados ou destruídos. Os monumentos erguidos nos cemitérios deveriam se tornar patrimônio artístico-cultural do município e estarem protegidos pelas forças de segurança locais, ou só o que restará serão as fotos - lamenta o fotógrafo.
Dia de Finados
Cemitério Público Municipal de Caxias é tema do ensaio fotográfico desta terça
Para o fotógrafo, monumentos erguidos em cemitérios deveriam se tornar patrimônio artístico/cultural
GZH faz parte do The Trust Project