Moradores de um condomínio da Zona Leste de Caxias do Sul acusam um idoso de 75 anos de estar assediando sexualmente crianças. Os crimes estariam ocorrendo há pelo menos um mês e foram descobertos na semana passada. Os alvos são filhos de vizinhos do prédio.
Como o idoso ainda está sob investigação, ele tem o direito de permanecer no condomínio, o que aumenta o temor de que os abusos continuem. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) abrirá inquérito para averiguar o caso. Ainda não há data para os envolvidos prestarem depoimento.
Segundo as famílias, o suspeito tem o costume de oferecer balas e outros doces para a atrair meninos e meninas com idades entre dois e seis anos. O homem já foi condenado na Justiça por atentado violento ao pudor contra uma menina de seis anos em outro bairro.
Esse crime aconteceu em 2007 e a primeira sentença saiu em 2010. O Tribunal de Justiça reduziu a condenação para quatro anos, mas ele ainda não começou a cumprir a pena, conforme a Vara de Execuções Criminais.
A desconfiança de novos abusos surgiram há alguns dias, quando duas meninas foram convidadas a entrar no apartamento do homem e saíram correndo, apavoradas. Na tarde de terça-feira, dia 30 de julho, ele teria atraído outras duas meninas para um banco ao lado da guarita de entrada do prédio. Os pais das garotas não estavam por perto.
- Achamos estranho. De longe, víamos ele dando uma bala e colocando a mão sobre a perna de uma das meninas. Um morador ficou indignado e gravou tudo com a câmera de um computador. Nas imagens é possível ver ele botando a mão nas partes íntimas das meninas - descreve uma mulher.
Revoltados, os moradores tentaram tirar satisfação do idoso. Ele teria se armado com uma faca e avançado contra pais. No dia seguinte, a Brigada Militar esteve no condomínio e deteve o homem. Mas o suspeito acabou liberado após o registro da ocorrência de estupro no plantão da Polícia Civil.
Na madrugada de quinta-feira passada, ele retornou ao prédio para buscar pertences e, desde então, não voltou. Contudo, as famílias acreditam que ele retornará em breve, porque deixou roupas, móveis e outros objetos pessoais.
Como ele não reside com familiares, o idoso foi incluído no programa habitacional da prefeitura e levado para o condomínio. O conjunto habitacional abriga 180 famílias e foi inaugurado em maio com recursos de programas como o Minha Casa Minha Vida e Fundo da Casa Popular (Funcap).
As famílias procuraram a Secretaria da Habitação e o Serviço de Atendimento ao Cliente da Caixa Federal para buscar alguma solução. Contudo, tanto o município quanto o banco alegaram que não podem retirá-lo sem uma justificativa legal.
- O nosso medo é que algo pior aconteça - desabafa um dos moradores.
Denúncia
Homem de 75 anos é suspeito de abusar de crianças em condomínio na Zona Leste de Caxias do Sul
Idoso já havia sido condenado por crime semelhante em 2010
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: