Iniciou às 9h desta quinta-feira o julgamento popular de Gabriel Stanki Subtil, 19 anos. Ele é acusado do assassinato da estudante Giulia de Oliveira da Silva, 16. A adolescente estava grávida de oito meses de um filho de Gabriel. Apesar de confessar o crime à Polícia Civil quando foi preso, Gabriel negou o assassinato em depoimento ao Judiciário.
Gabriel é julgado por homicídio triplamente qualificado e por provocar o aborto. Os crimes aconteceram na tarde de 13 de abril de 2012. Segundo a sentença de pronúncia, ele foi de moto até a Escola Abramo Pezzi, no Rio Branco, onde a adolescente estudava. Disse que precisava conversar com a garota e a convenceu a ir até a represa do Samuara. O rapaz atacou a adolescente e a estrangulou com um cordão que usava de cinto. Desacordada, Giulia foi jogada na água. O corpo da estudante só foi encontrado no domingo, dia 15.
O julgamento acontece no plenário do Tribunal do Júri do Fórum caxiense e é aberto ao público. No período da manhã, estão previstos os depoimentos das testemunhas de acusação e defesa. As partes ainda podem pedir acareações, reconhecimento de pessoas e coisas, e esclarecimento dos peritos. Também pode ser solicitada a leitura de peças que se refiram às provas do processo. Em seguida, o réu será interrogado. Depois, acusação e defesa confrontam as teses antes dos jurados decidirem pelo futuro do réu. Por fim, a juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó define a pena, caso o réu seja declarado culpado.
Entenda o caso
:: 15 de abril de 2012 - O corpo de Giulia de Oliveira da Silva, 15 anos, que estava grávida de oito meses, é encontrado boiando em uma represa no bairro Desvio Rizzo, às margens da RS 122, em Caxias do Sul.
:: 16 de abril de 2012 - O autônomo Gabriel Stanki Subtil, 18 anos, assume a morte para a polícia. Ele se apresenta na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), presta depoimento e é liberado.
:: 17 de abril de 2012 - Vizinhos da adolescente fazem um protesto pela morte da jovem.
:: 12 de junho de 2012 - A Justiça decreta a prisão preventiva de Gabriel Stanki Subtil.
:: 18 de julho de 2012 - A Justiça pronuncia Gabriel Stanki Subtil e determina que ele seja levado a júri popular.
Júri
Acusado de matar namorada grávida é julgado nesta quinta, em Caxias do Sul
Gabriel Stanki Subtil, 19 anos, negou o crime ao Judiciário
GZH faz parte do The Trust Project