A Brigada Militar está exigindo uma autorização da prefeitura para permitir treinos nas estradas do Araripe, em Garibaldi. Conforme o comandante tenente Denílson da Silva, enquanto não houver autorização da prefeitura, quem for pego andando em Araripe terá o skate recolhido e poderá assinar termo circunstanciado por desobediência.
A cidade abriga estradas no interior que atraem longboarders, skatistas que descem ladeiras com movimentos semelhantes ao do surf. O campeão mundial da categoria, o gaúcho Douglas Silva, 30 anos, o Dalua, treinava na área por causa do baixo fluxo de trânsito e de moradores. A presença de Dalua atraiu mais de 15 skatistas para andar no local. A vizinhança não gostou da movimentação e denunciou o grupo à Brigada Militar (BM).
- A polícia foi educada, mas um dos jornais locais acompanhou a abordagem e nos retratou como bandidos e arruaceiros. Eu me sinto ofendido, pois é preconceito com um trabalho que levo a sério. Para levar o nome do Estado para o mundo, preciso treinar e, como não há locais específicos, procuro vias com menor fluxo - afirma Dalua.
O skatista mora em São Leopoldo e treina em cidades da Serra patrocinado pelo Ministério do Esporte. Quando Dalua treinava em Araripe, colegas monitoravam o trânsito por rádio e, em algumas situações, interrompiam o trânsito por 10 minutos até que ele rolasse ladeira abaixo. Segundo os moradores Nilson Freitas, 67, e a esposa, Ana, 58, o maior problema é a falta de regularidade da atividade.
Polêmica
Skatistas que andarem nas lombas de Araripe, em Garibaldi, podem assinar termo por desobediência
Decisão da Brigada Militar veio após denúncias do treino de longboarders em via pública
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: