O Dia Nacional de Lutas em Caxias do Sul fez a cidade acordar num dia atípico na quinta-feira. A mobilização se iniciou por volta das 4h, na frente da garagem da empresa Visate, no bairro Esplanada.
A concentração de manifestantes ocorreu na Praça Dante Alighieri no final da manhã, após os trabalhadores terem bloqueado a Rota do Sol,a RS-122 e a BR-116. A manifestação acabou com a concentração de 1,5 mil pessoas na Praça Dante Alighieri.
>> Sindicato dos Metalúrgicos realizou assembleia em frente às Marcopolos de Ana Rech e do Planalto, em Caxias do Sul
>> FOTOS: as reivindicações estampadas nos cartazes
>> A reação de quem viu a manifestação das janelas
>> Mobilização em Caxias do Sul se encerra com 1,5 mil pessoas na Praça Dante Alighieri
>> Paralisação dos serviços proporcionou atividades ao ar livre em Caxias do Sul
Confira alguns números registrados na quinta-feira, em Caxias
:: O Sindicato dos Metalúrgicos, um dos organizadores do manifesto, representa quase 60 mil trabalhadores. O número de adesões na Praça Dante Alighieri - de 1,5 mil pessoas - foi, portanto, inferior ao esperado.
:: A evasão de funcionários nas empresas do polo metalmecânico chegou a 40% nas primeiras horas da manhã, segundo o Simecs, que representa 3 mil companhias do setor. No restante do dia, esse índice baixou, já que muitos trabalhadores chegaram no final da manhã ou no turno da tarde.
:: Estima-se que, com as paralisações nas rodovias, pelo menos 20 mil metalúrgicos chegaram atrasados ou não foram trabalhar.
>> Veja como a paralisação afetou o deslocamento da população e os serviços em Caxias
>> As imagens da quinta-feira de paralisação em Caxias
:: A média de faturamento diária do setor metalmecânico, segundo o Simecs, é de R$ 76 milhões. Na próxima semana, a entidade divulgará quanto desse volume foi afetado.
:: Conforme a Secretaria Municipal da Educação, 12 escolas não tiveram aula.
:: Cerca de 60 mil pessoas foram afetadas com o atraso no funcionamento do transporte coletivo, que ficou impossibilitado de operar das 5h às 8h30min. Segundo a Visate, o número representa 17% do faturamento diário da concessionária.
:: Em um dia normal, entre 5h e 6h da manhã, teriam circulado cerca de 300 ônibus, de 82 linhas.
:: Mesmo com 200 táxis operando na manhã de quinta-feira, houve dificuldades para conseguir algum deles. A espera no rádio-táxi por volta das 8h era de 40 minutos.
:: Pelo menos 12 agências bancárias não abriram as portas pela manhã, conforme o Sindicato dos Bancários. Após o meio-dia, três delas funcionaram normalmente e nove seguiram fechadas.
:: Restaurantes da área central registraram aumento de faturamento no almoço.
:: Os dois restaurantes comunitários de Caxias funcionaram normalmente e serviram, juntos, 820 refeições.
:: Boa parte das lojas do Centro fecharam as portas durante o ato na Praça, de manhã, e reabriram à tarde. Já shoppings e estabelecimentos nos bairros funcionaram normalmente.