Os jovens serranos que partiram às 14h30 do último domingo rumo à JMJ, deveriam desembarcar no Rio de Janeiro por volta das 22h de ontem. A viagem que dura mais de 24 horas teve uma parada importante na reta final do caminho. Os cinco ônibus que levam cerca de 240 fiéis - metade do contingente de jovens da Serra inscritos para a Jornada - fizeram uma parada em Aparecida _ SP para orações no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (que amanhã deve ser visitado pelo Papa Francisco).
>> Navegue no mapa e veja onde os jovens da Serra vão ficar no Rio.
>> Jovens serranos recebem a bênção do Bispo antes do embarque para a Jornada Mundial da Juventude
>> Jornada Mundial da Juventude une jovens católicos da Serra apesar das divergências
>> Quatro jovens da Serra Gaúcha participarão de momentos exclusivos com o Papa
>> Jovens de Caxias do Sul contam experiências de outras edições da Jornada e dão dicas do que levar
>> Jovens ingleses acompanharam trabalhos assistenciais, em Caxias, durante preparação à Jornada
>> Jovens ingleses alteram rotina das famílias acolhedoras, em Caxias, durante preparação à Jornada Mundial da Juventude
>> Bielorussos se preparam em Vacaria para a Jornal da Mundial da Juventude
>> Confira no calendário a programação da Semana Missionária de Caxias do Sul
>> Missa repleta de jovens deu início à Semana Missionária na noite de terça-feira, na igreja dos Capuchinhos, em Caxias do Sul
>> Peregrinos ingleses tiveram as primeiras atividades na manhã de quarta-feira e realizaram City Tour à tarde, em Caxias do Sul
O padre da Diocese de Caxias do Sul Lucas Mazzochini, 29 anos, da comunidade católica Oásis, conversou com a reportagem do Pioneiro enquanto visitava as salas de promessas, no subterrâneo do Santuário.
- Encontramos peregrinos do resto do Brasil e do mundo todo, que fizeram a mesma parada no caminho. Todos estão com muita expectativa para a Jornada - comenta.
Lucas comenta que no ônibus que ele ajudou a organizar, formado por fiéis de diversas paróquias de Caxias, Bento Gonçalves e Farroupilha, os jovens aproveitaram a viagem para se conhecer melhor. Logo no início do trajeto, após uma oração coletiva, todos foram convidados a se apresentar em voz alta para os demais. Uma missa planejada para ser rezada dentro do ônibus acabou não ocorrendo, devido ao atraso na partida, que estava prevista para as 14h.
A caxiense Luciana Modena, 18, membro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, segue em outro ônibus da caravana serrana, junto com jovens de diversas cidades, como Nova Araçá, Paraí, Nova Bassano e Nova Prata, além de Caxias. Em sua primeira visita ao Santuário de Aparecida, o que mais chamou a atenção foi a imponência da estrutura.
- Jamais esperava que fosse tão grande. A estrutura que estão preparando para receber - visita do Papa também é incrível - diz.
Luciana também não esperava encontrar grupos tão grandes de orientais em missão rumo à Jornada.
- Já encontramos gente de todo o mundo, mas a quantidade de coreanos e japoneses é impressionante.