O helicóptero Schweizer da Brigada Militar pousou às 15h45min desta sexta na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, antes de seguir para o hangar. A aeronave, fabricada em 1998, foi trazida à Serra em substituição ao MD500 que aguarda a conclusão de um inquérito policial militar que investiga irregularidades nas inspeções.
A primeira atuação do Schweizer será durante a 134ª Romaria a Caravaggio, a partir deste sábado, entre Caxias e Farroupilha. Conforme o comandante, major Paulo Eduardo Dutra dos Santos, o principal diferencial entre as aeronaves é o tamanho:
- Com o Schweizer, podemos pousar em locais de difícil acesso porque é menor. Ele tem lugar para um piloto e um tripulante, que pode ser tanto um policial armado quanto um socorrista. A outra aeronave (MD500) levava quatro pessoas. Com a troca, perdemos apenas a possibilidade que tínhamos de transportar vítimas.
A aeronave ficará à disposição de aproximadamente 60 municípios localizados na Serra e em regiões como Norte, Nordeste, Noroeste e Planalto do Rio Grande do Sul. O deslocamento dependerá do tipo de operação deflagrada pela polícia.
Chegou!
Helicóptero da Brigada Militar está preparado para sobrevoar Caxias e Farroupilha neste sábado
Aeronave foi trazida da Capital para atuar na Romaria a Caravaggio e em outras operações na região
GZH faz parte do The Trust Project