A cidade de Caravaggio na Itália se prepara para celebrar o maior encontro religioso da região. Domingo, dia votivo de Nossa Senhora, é esperada uma multidão de fieis na missa celebrada pelo presbítero de Cremona. O local onde Maria apareceu, em 26 de maio de 1432, possui um santuário que recebe cerca de dois milhões de peregrinos durante o ano.
O bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, natural de Piazza Brembana, em Bergamo, próximo a Caravaggio, esteve na última semana visitando as irmãs que residem perto do Santuário. Durante a visita ele pôde ver a cidade, de cerca de 20 mil habitantes, toda enfeitada de rosas em homenagem à Santa.
- De hora em hora chegam novos peregrinos que se aproximam ao redor da imagem da Virgem para pedir e agradecer. A gente percebe como é bonita a devoção. Quero vivê-la com o nosso povo na nossa Romaria - afirma dom Alessandro, que retorna a Farroupilha para celebrar a missa campal do domingo.
O Santuário, localizado fora da cidade em uma região de campanha agrícola, conta com a fonte milagrosa de Nossa Senhora. A nascente está debaixo da igreja, onde verteu água no dia da aparição. No espaço também se encontram a guilhotina e a serradura, sinais dos outros milagres.
Perto do templo há uma área onde crianças e adultos podem descansar e jogar em um campo de futebol. Há grupos de voluntários que acolhem os peregrinos entregando folhetos da história da aparição. Caravaggio também é a cidade onde nasceu o famoso pintor Michelangelo Merisi, conhecido como Il Caravaggio.