Comer bergamota já virou tradição durante a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. É por isso que a cada curva da Estrada dos Romeiros, a fruta se exibe toda perfumada em dezenas de barraquinhas. Pelo caminho, não há como ficar alheio ao cheiro da fruta ou às cascas deixadas no chão, que formam um rastro até o Santuário em Farroupilha.
Neste sábado, quando se iniciou a 134ª edição da festa, Alceno Jahn, 58 anos, foi um dos que apostou na bergamota para reforçar o orçamento de maio. E ele conhece bem a preferência dos fiéis. Há 30 anos Jahn monta a barraquinha em uma curva do caminho e vende frutas, churrasquinho, quentão, doces e bebidas. Trabalhando em dois empregos em Caxias do Sul, Jahn conta com a ajuda das filhas Liciane e Tatiane, que prepararam os quitutes e ajudam no balcão. O grupo chegou à estrada dos romeiros por volta das 2h30min. - A gente vem desde que era pequena para a romaria. Já é tradição - conta Liciane.
As bergamotas, vindas da propriedade de um parente da família Jahn, atraíram a atenção de Luis Carlos Kaspary, 54, que fazia a procissão acompanhado do filho, Cassildo Ezequiel, 10.
- A gente tem de dar uma mastigadinha no caminho - explicou Kaspary, já abrindo a cestinha para dividir a fruta.
Religião
Bergamota é tradição na Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
134ª edição da procissão ao Santuário se iniciou neste sábado
GZH faz parte do The Trust Project