A Escola Estadual Doutor Renato Del Mese foi interditada nesta terça-feira, em Caxias do Sul.
Localizado em Vila Cristina, o prédio apresenta rachaduras, madeiras pobres e cupins. A escola é uma das brizoletas, construída entre 1959 e 1963 pelo governo Leonel Brizola.
Um laudo da Coordenadoria Regional de Obras atestou a gravidade: "a interdição tornou-se necessária e imprescindível pelo grau de comprometimento estrutural. Foram constadas rachaduras e deformações excessivas dos vários elementos construtivos. Portanto, estão interditadas e vetadas todas as passagens e acessos ao referido prédio".
A diretora Rosiane Anita Goldbeck mandou bilhetes aos pais avisando que os filhos não poderão mais ser enviados à escola. Estão matriculados ali 95 estudantes, do 1º ao 9º ano.
- É bem séria a situação da nossa escola. Temos que evacuar o prédio, porque há o risco de desabar. Faz 13 anos que a gente solicita uma escola nova - disse a diretora.
A Renato Del Mese já sofria com a falta de espaço físico. Possuía cinco salas, mas quatro podiam ser ocupadas, porque uma delas era muito pequena. Os alunos não tinham refeitório nem quadra de esportes.
Ao ficarem sabendo, as crianças tentaram confortar Rosiane, se prontificando a ajudar a encontrar um lugar para a continuidade das aulas. De acordo com a diretora, o colégio estava incluído no Plano de Necessidade de Obras, porém, ainda é aguardada a doação de um terreno pela prefeitura para a construção de um novo prédio.
Na segunda-feira, haverá uma reunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) sobre o assunto.
Segundo a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Eva Marcia Fernandes, as aulas devem ser retomadas na semana que vem, provisoriamente em um pavilhão emprestado pela comunidade. Depois, os dias perdidos serão recuperados, conforme Marcia.
- Vai ser adaptado um pavilhão para as aulas. Estamos vendo com o poder executivo a doação de uma área para a construção de uma escola lá - explicou a coordenadora.
Neste ano, outras três escolas haviam sido interditadas em Caxias, por problemas de adequação ao plano de prevenção a incêndio. Uma delas já está funcionando.
Educação
Escola é interditada em Vila Cristina, em Caxias do Sul
Aulas devem ser retomadas na semana que vem, em pavilhão emprestado pela comunidade
GZH faz parte do The Trust Project