O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Edio Elói Frizzo e o diretor de Planejamento Integrado da autarquia, Gerson Panarotto, projetam o início do abastecimento da represa do Marrecas para o final de junho em Caxias do Sul. O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) é mais cauteloso e diz que "há um longo caminho a percorrer" e não divulga prazos.
Na segunda-feira, a barragem somava 25,1 metros de altura e oito bilhões de litros. Ainda faltam 10 metros para que a água alcance a primeira comporta e acumule ao menos 11 bilhões de litros, o que permitirá a distribuição para alguns bairros da região nordeste de Caxias. A previsão é de que essa etapa ocorra em maio. Mas o sistema também depende de outras obras para o pleno funcionamento. Confira o cronograma divulgado pelo Samae:
O QUE FALTA
Ligação de energia
O funcionamento da barragem depende da aprovação do processo para a instalação e distribuição de energia elétrica. Ainda falta implantar uma rede de fios com 750 metros de extensão. Previsão: final de abril.
Estação de Bombeamento de Água Bruta
O prédio no complexo do Marrecas está em fase de finalização. Falta a montagem e instalação dos equipamentos mecânicos, hidráulicos e elétricos. Motores e inversores já chegaram, mas o Samae aguarda a entrega de bombas para o dia 20 de janeiro. Previsão: final de abril.
Ligação aérea
A adutora aérea que ligará a barragem com a Estação de Tratamento de Água Morro Alegre, também em Vila Seca, já foi instalada, mas depende de ligações subterrâneas. O cano passa sobre a Rota do Sol. Previsão: final de janeiro.
Estação de Tratamento de Água Morro Alegre
A ETA só entra em operação quando o Marrecas tiver água suficiente para a distribuição. A sala de operação da ETA está vazia e depende de ajustes na automação elétrica. Os painéis já estão sendo instalados e falta aquisição de móveis e outros utensílios. Previsão: final de abril.
Reservatório de Chegada
Falta desformar (tirar escoras) da laje da cobertura do reservatório que fica na Rota do Sol, ao lado da empresa Mundial, no bairro Jardim das Hortênsias. Outra etapa é a instalação de peças e conexões que serão interligadas à adutora do ETA. O Samae precisa concluir serviços de urbanização no entorno e pintura. Só então, o reservatório receberá água tratada da ETA Morro Alegre e distribuirá para bairros da Zona Nordeste (Sagrada Família, Presidente Vargas, Mariland, Século 20, São Ciro II, Castelo e Jardim das Hortênsias, entre outros). Previsão: março.
Sistema Marrecas
Samae projeta abastecimento de água pelo Sistema Marrecas somente para o final de junho em Caxias do Sul
Funcionamento da barragem ainda depende enchimento do lago e de outras obras
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: