O secretário estadual da Segurança, Airton Michels, está em Cotiporã acompanhando as buscas aos criminosos que fugiram com reféns após assaltar uma fábrica de jóias.
>> GALERIA DE FOTOS: confira imagens do confronto entre BM e bandidos
No meio da tarde, ele conversou com o Pioneiro:
Pioneiro - Como está indo a operação?
Airton Michels - Todo o apoio existente está aqui. Nós tivemos uma ação exitosa da Brigada Militar. Nós estamos inclusive trabalhando em conjunto com a polícia de Santa Catarina há bastante tempo para buscar uma forma inteligente de evitar que episódios como este, especialmente na Serra, aconteçam.
Pioneiro - O que o Estado pretende fazer para que ações como essa não se repitam?
Michels - Nós temos o trabalho de investigação. Mas não foi à toa que nesta noite acabou transcorrendo prisões. Houve uma reação legítima e necessária. Pela habilidade da Brigada Militar nós tivemos desfalques no lado dos infratores e apenas um soldado ferido. Ele não corre risco de morte e já está sendo tratado em Caxias do Sul. Isto tudo em decorrência da segurança pública e do trabalho da polícia.
Pioneiro - Não houve como evitar esse ataque?
Michels - Nós já tínhamos uma estrutura aqui de prevenção em toda região, mas não tínhamos como adivinhar onde a ação ocorreria. Mas esta ação pré-existente acabou desmantelando esta facção.
Pioneiro - O senhor acredita que a morte do procurado número um do Estado poderá coibir a continuidade de ações desta quadrilha?
Michels - Nós não trabalhamos com a hipótese de matar ninguém, mas sim de prender os infratores para que eles cumpram as penas. Nós trabalhamos dentro das orientações do Código Penal, da legítima defesa. Esse pessoal estava fortemente armado e foi para o confronto. Não tinha outra providência que não esta.
Pioneiro - O que esperar das próximas horas?
Michels - Nós temos homens em toda a região. Temos dois momentos: um em que o Estado, representando pela BM e apoio de outros policiais, saiu no enfrentamento. O Estado cumpriu sua tarefa, reagiu e evitou que esses agentes continuassem cometendo infrações. Nossa preocupação agora é de evitar que qualquer coisa aconteça com essas pessoas que estão com esses assaltantes.
Terror na Serra
Secretário de Segurança elogia ação, mas se diz preocupado com reféns após assalto em Cotiporã
Airton Michels está em Cotiporã acompanhando o desfecho do ataque a uma fábrica de jóias
GZH faz parte do The Trust Project