Estão lá as linhas sinuosas, marca registrada do que se convencionou chamar de arquitetura sensual de Oscar Niemeyer. Também figura na obra a opção pela solidez das formas, num exercício de volumetria modernista.
Interditada desde 1997 por questões de estrutura, um dos problemas recorrentes nos projetos do arquiteto, a Casa do Povo, no bairro Glória de Vacaria, hoje reformada, é a herança do traço de um dos gênios da arquitetura mundial na Serra e no Estado. São 3.588,47m² de área num terreno de 9.229 m², em prédio decretado Patrimônio Artístico e Histórico do Estado desde 2008.
A Casa do Povo começou se construída em 1985, sendo inaugurada em 1986, com show da dupla Chitãozinho e Xororó. É um auditório para 450 pessoas, único projeto de engenharia do carioca no Rio Grande do Sul. A obra que os gaúchos herdaram para posteridade é um cilindro de concreto, com grandes janelas circulares, distribuídas ao longo de sua fachada.
Sinuosidade niemeiryana que acolhe e esconde, marca registrada de sua assinatura ora eleita como genial, ora criticada pela falta de funcionalidade nas soluções de usos e percursos. Na primeira metade dos anos 2000, Niemeyer teria rejeitado a obra em Vacaria, em razão de modificações radicais feitas no projeto original de 1983 e em decorrência do próprio abandono.
Havia, entre outras intervenções, uma churrasqueira. Porém, em 2005, quando houve o compromisso da prefeitura de resgatar o projeto original, Niemayer fez as pazes com a Casa do Povo e com Vacaria. Saiu a área para churrascos e entraram recursos de calefação, piso acarpetado, camarins no subsolo, cômodos para oficinas que atenderiam a estudantes da rede pública. A reforma custou R$ 3 milhões. Niemeyer nunca esteve em Vacaria.
Quem encaminhou a restauração foi o arquiteto Jair Valera, do escritório carioca. Seu neto, Carlos Oscar Niemeyer, também orientou os trabalhos à distância, do Rio de Janeiro. Na reinauguração, em junho deste ano, quem veio a Vacaria foi um bisneto de Oscar, Carlos Henrique. A Casa do Povo é motivo de orgulho para os gaúchos. Afinal, ter um Niemeyer em sua paisagem é o equivalente a possuir um Di Cavalcanti ou uma Tarsila do Amaral em sua sala.
Todos são uma autêntica afirmação da cultura brasileira em formas, nuances e diversidade.
Gente
Oscar Niemeyer deixou herança na Serra
Projetada pelo arquiteto, Casa do Povo, em Vacaria, foi inaugurada em 1986
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project