Um pavilhão lotado com cerca de 3 mil caça-níqueis demonstra que a jogatina vem sendo combatida em Caxias do Sul, embora as ações sejam muito insuficientes para resolver o problema. As máquinas foram apreendidas nos últimos dois anos pela Polícia Civil, que agora tem um importante reforço para punir responsáveis pelos jogos de azar. As autoridades já podem enquadrá-los no crime de lavagem de dinheiro, graças à lei 12.683, que em julho alterou a 9.613.
Para responder por lavagem de dinheiro, a pessoa deveria ter antecedentes bem específicos, como tráfico de drogas e extorsão, por exemplo. Agora, a contravenção penal por jogo de azar pode ser levada em consideração para motivar uma investigação por lavagem. A tendência é que a punição seja mais rigorosa. Mas para enquadrar o contraventor nesse crime, as autoridades terão de comprovar a movimentação de dinheiro sem procedência.
Porém, as autoridades afirmam que comprovar lavagem de dinheiro não é tarefa fácil. É o que diz o delegado Vítor Carnaúba, titular do 1º Distrito Policial, que investiga jogos de azar na cidade.
_ A investigação é mais demorada, porque é preciso provar de onde veio o dinheiro _ afirma Carnaúba.
Segundo o delegado, as investigações e apreensões de caça-níqueis têm sido constantes na cidade. Neste ano, os policiais tiraram de operação 760 máquinas, entre 1º de janeiro e 31 de outubro, conforme o titular da 1º DP. Há dificuldade, porém, de identificar os chefes dos contraventores:
_ O dono do bar ou da casa nunca revela quem são os verdadeiros donos do negócio. E, quando vamos fazer as operações, os grupos se comunicam logo que fazemos o primeiro flagrante. Assim, os outros pontos fecham, atrapalhando a ação.
O delegado reconhece que o ideal seria agir simultaneamente em vários pontos de jogo, com diversas delegacias, mas essas ações são dificultadas devido às prioridades diferentes de cada repartição. De acordo com Carnaúba, há quatro grupos responsáveis pelos caça-níqueis na cidade. Um deles teria como chefe o dono de um restaurante. Os nomes dos "cabeças" são conhecidos no meio policial, mas a dificuldade de provar o envolvimento deles na contravenção estaria impedindo que sejam responsabilizados.
Polícia
Nova lei possibilita punir contraventores por lavagem de dinheiro em Caxias
Depósito guarda cerca de 3 mil caça-níqueis apreendidos na cidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: