Sem sinalização e mal-acabados, quebra-molas improvisados representam risco e oneram o bolso de motoristas.
Implantadas por moradores indignados do excesso de velocidade na rua onde moram, as ondulações caseiras são proibidas. Conforme o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro, nenhuma obra que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos poderá ser iniciada sem a permissão prévia do órgão de trânsito.
Um exemplo de quebra-molas irregular é o que foi erguido por moradores há cinco meses na Rua Osvaldo Quetmann Severo, no Monte Reale, em Caxias do Sul. A estrutura de paralelepípedo causa danos aos veículos.
A ondulação está agora parcialmente desmontada pela força da passagem dos carros na rua estreita ou pelas mãos de motoristas inconformados com a lombada não sinalizada. Com esse desmonte, metade da elevação havia virado uma valeta. Agora, camadas de terra colocadas pelos próprios moradores diminuem o impacto no buraco.
Para reivindicar uma lombada, é preciso que a associação do bairro protocole um pedido na Secretaria de Trânsito. Com base na solicitação, uma equipe é designada para analisar a viabilidade técnica da instalação do redutor de velocidade, conforme o diretor de Trânsito, Jorge Catusso.
A reivindicação é livre, mas nem sempre os pedidos são atendidos. Em média, cerca de 100 solicitações por mês chegam à secretaria. São aceitas as reivindicações para minimizar a velocidade em frente de escolas ou de pontos com travessia concentrada de pedestres.
Um dos motivos da negativa seriam as restrições para a instalação de quebra-molas no ponto solicitado ou análises que apontem que a estrutura não seria a solução, e sim traria mais problemas para o tráfego.
Segundo o diretor de sinalização viária da Secretaria de Trânsito, Rogério Garcia, neste ano foram executados 25 quebra-molas. E outros 32 já estão liberados.
SAIBA MAIS SOBRE OS QUEBRA-MOLAS:
- Solicitações devem chegar à Secretaria de Trânsito via associação de bairros
- Curvas são pontos onde ocorrem mais acidentes. Porém, quebra-molas não podem ser colocados numa curva
- A função do quebra-molas é reduzir a velocidade antes do local perigoso ou antes de uma travessia de pedestre (ponto onde tem uma escola, um mercado, uma empresa, etc.)
- O quebra-molas servirá para parar o veículo num ponto específico e não reduzirá a velocidade no trecho completo
- A sinalização deve ser colocada cerca de 15 dias antes da implantação do quebra-molas, para que quem transita por ali tenha conhecimento da ondulação
- O município não tem mão de obra para instalar lombadas em paralelepípedo. Nestes casos, depois de constatada a importância da estrutura em determinado ponto, o município autoriza a construção, fornece o projeto e a sinalização, mas quem arca com os custos de implantação é quem está pedindo a estrutura. Em alguns pontos importantes, como em frente de escolas, são colocadas lombadas de asfalto pelo município, mesmo que a via seja de paralelepípedo
- As ondulações podem ter 1,50 metro de comprimento e até oito centímetros de altura ou 3,70 metros de comprimento e até 10 centímetros de altura. O município também implanta lombo-faixas, que são quebra-molas com 7,5 metros de extensão, com uma faixa de pedestre em cima