Foi lançado, no Palácio Piratini, o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap), que tem por objetivo avaliar as escolas estaduais, conselhos regionais e a própria Secretaria de Estado da Educação (Sec).
A nova avaliação, que começa a funcionar a partir deste ano, contará com a participação de alunos, professores, pais, servidores e gestores. O novo sistema analisará, uma vez por ano, um conjunto de 50 indicadores, da infraestrutura à área pedagógica, em cada um dos 2,5 mil estabelecimentos de ensino estaduais.
Conforme discursou o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, o Seap pretende avaliar todo o processo e não somente o produto. A intenção do governo, com o Seap, é produzir um diagnóstico que explique o porquê do Estado ter ficado mal classificado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
De acordo com o que foi dito na solenidade, a avalição pretende possibilitar o planejamento e o desenvolvimento de projetos que possam corrigir distorções no processo educacional gaúcho.
Ainda, de acordo com Azevedo, a meta é que a primeira análise esteja concluída ao final do primeiro semestre do ano que vem, podendo gerar políticas públicas que serão aplicadas a partir do segundo semestre de 2013.
Magistério
Governo lança novo sistema de avaliação da Educação no Estado
Seap contará com a participação de alunos, professores, pais, servidores e gestores
GZH faz parte do The Trust Project