A foto de um sino encontrado às margens da RS-020, em Gravataí, foi o bastante para que o padre da pequena localidade caxiense de Bem-Te-Vi, no Distrito de Vila Oliva, reconhecesse o instrumento. Ele compareceu no 3º Distrito Policial de Caxias, na tarde desta quarta-feira, para fazer o reconhecimento oficial.
Ladrões furtaram o sino de bronze, pesando cerca de 200 quilos, no início deste mês. O objeto, com mais de 70 anos, ficava no alto do campanário da antiga igreja de madeira de Nossa Senhora do Caravaggio, desmontada em março para dar lugar a um novo templo. A polícia foi comunicada sobre o paradeiro do sino por populares do Distrito de Morungava, em Gravataí, na noite de terça-feira.
- Não tive dúvidas quando vi as imagens. É possível reconhecê-lo apenas pelos detalhes de ornamentos. Além disso, ele também estava com resquícios de cimento, o que demonstra que ele estava anteriormente próximo de uma obra - detalha o pároco da localidade, Adriano Luiz de Souza Palhano.
O sino será trazido para Caxias na tarde de quinta-feira por moradores de Bem-Te-Vi e agentes do 3º distrito policial. A previsão é de que a nova igreja esteja concluída até maio de 2013. Com a ocorrência, a comunidade resolveu incluir no projeto do campanário grades para aumentar a segurança e evitar um novo furto.
Mistério na Serra
Sino encontrado em Gravataí é reconhecido por padre da localidade de Bem-Te-Vi, em Caxias do Sul
Ladrões furtaram o sino de bronze, pesando cerca de 200 quilos, no início de agosto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: