Para a Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul, a poluição em meios hídricos é a mais difícil para identificar o infrator. Por isso, o cidadão pode ajudar, denunciando quando suspeitar que algum poluente tenha sido depositado em rios, arroios, lagos.
- O cara despeja a substância em um ponto e em pouco tempo já dissipou tudo, o que dificulta nosso trabalho - explica o gerente de fiscalização da Semma, Sidnei Pedó.
A partir de denúncia ou de observação do próprio fiscal, o servidor inicia um verdadeiro trabalho de investigação. Vistorias e fiscalizações em lugares suspeitos de cometer a infração são realizados. Fotografias e documentos impressos compõem relatórios que servem de base para, uma vez identificado o infrator, a Semma emitir um auto de infração.
Abaixo, entenda como denunciar:
- Se você suspeitar de qualquer tipo de poluição, ligue para o Alô, Caxias (3218.6000). Cada reclamação gera um número de protocolo, o que permite controlar o número de ocorrências.
- Se preferir, você pode denunciar sem se identificar. Neste caso, a Semma não poderá lhe dar retorno sobre a fiscalização.
- Se você se identificar, o fiscal tomará o cuidado de não fornecer seu nome.
- Se você visualizar substâncias, coloração estranha ou cheiro forte em rios ou arroios, denuncie o mais rápido possível: os resíduos permanecem pouco tempo à vista.
Meio Ambiente
Moradores podem denunciar suspeitas de poluição em arroios de Caxias do Sul
Denúncias devem ser centralizadas no Alô, Caxias
GZH faz parte do The Trust Project