Para minimizar os alagamentos na Zona Norte de Caxias do Sul, a prefeitura lançou obras em várias frentes. A intenção é alargar e desviar arroios, limpar galerias e construir lagoas de contenção para melhorar, principalmente, o escoamento nos bairros São José, Fátima, Santa Catarina, Pio X, Tijuca, Reolon e Pôr do Sol.
Algumas melhorias estão prontas e outras devem ser concluídas em 60 dias. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também havia anunciado a construção de cinco lagoas de contenção, mas somente a barragem na divisa entre os bairros São José e Interlagos está sendo finalizada.
Além dessa lagoa, a ideia era concluir outras quatro ainda no primeiro semestre, o que não ocorreu. Uma ficaria no Fátima Baixo, nas imediações da Sociedade Criança Feliz, outra no meio do São José, perto da UBS, uma terceira atrás do antigo restaurante Gianella, no loteamento Garbin (também no São José) e a quarta, menor, no Pôr do Sol, em uma área equivalente a quatro terrenos.
A lagoa do Fátima Baixo foi descartada pelo alto custo e outra área está sendo avaliada. As outras três dependem de obras paralelas. Por esse motivo, as equipes buscaram outras alternativas.
Outra medida é a criação de um grupo para monitorar o sistema de escoamento e propor melhorias. A equipe, possivelmente formada por servidores de carreira, atuará em conjunto com o Samae e a Secretaria de Obras.
Na prática, a partir de 15 de novembro de cada ano, a força-tarefa sairá às ruas para identificar situações de risco.
- O grande tema para os próximos governos é promover uma limpeza geral na canalização pelo menos uma vez por ano - alerta o diretor executivo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Idair Moschen.
Leia a matéria completa na edição impressa.
Infraestrutura
Obras para minimizar alagamentos na Zona Norte de Caxias do Sul estão quase prontas
Prefeitura abriu apenas uma das cinco lagoas de contenção anunciadas para o primeiro semestre
GZH faz parte do The Trust Project