Arrombamentos na Incubadora Empresarial de Caxias do Sul (Inec), no bairro Cinqüentenário, seria o principal motivo que afasta novos empreendedores do serviço. O espaço foi criado pela prefeitura para oportunizar o crescimento de micro e pequenas empresas mas conta com metade dos oito módulos vagos. Em 90 dias, dois arrombamentos causaram prejuízos de cerca de R$ 19 mil, conforme microempresários.
Há pouco mais de um ano, quando começou a trabalhar com o irmão no apartamento onde mora, no bairro Medianeira, a designer gráfica Veridiana Tumelero Moreira, 31 anos, sonha em expandir a empresa de comunicação visual. Em maio, juntou os papeis para o processo licitatório que garantiria uma vaga em um dos módulos ociosos de 50 metros quadrados da Inec. Após aprovação do plano de negócios pelo Conselho Administrativo, ela viria o momento do sonhado crescimento profissional. Entretanto, Veridiana não contava com os problemas de insegurança.
- Ao mesmo tempo em que precisamos do espaço para receber os clientes, nos sentimos desencorajados a ocupá-lo devido ao risco de arrombamentos. Para uma microempresa como a nossa, caso tivéssemos o equipamento furtado, não teríamos condições para repor - explica.
A designer acrescenta que a ocupação do módulo acarretaria em despesas com alarmes e segurança privada que não estariam nos planos dela, nem no edital de licitação. A incubadora não possui alarmes ou monitoramento constante da Guarda Municipal. As empresas já incubadas se uniram para contratar uma empresa de segurança privada para evitar que o prédio público fosse novamente violado.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Valmir Antônio Susin reconhece os problemas estruturais da incubadora, mas garante que a Guarda Municipal faz rondas e anuncia melhorias para a próxima semana.
- Concordo em aumentar a segurança aos novos empreendedores, mas esbarramos muitas vezes nas burocracias do poder público. Estamos providenciando o novo cercado para o terreno, que depende de licença do Meio Ambiente e licitação. Mas a reposição das telhas e o conserto da parede danificada durante os arrombamentos serão providenciados na próxima semana. Também entramos em acordo com o responsável pelo terreno vizinho, que pagará pelo conserto dos sensores dos alarmes. Antes do final do ano tudo estará instalado - garante.
Insegurança
Arrombamentos afastam empreendedores da Incubadora Empresarial de Caxias do Sul
Em 90 dias, duas investidas criminosas causaram prejuízos de cerca de R$ 19 mil
GZH faz parte do The Trust Project