Até a próxima semana, o secretário municipal do Meio Ambiente, Nestor Pistorello, terá encontro com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar para tratar sobre a forma mais adequada de retirar as pombas da Praça Dante Alighieri. Orientações do Ministério Público também embasarão a decisão da prefeitura de Caxias do Sul sobre o método para tirá-las do Centro.
As reclamações de frequentadores (de que elas sujam a área e, principalmente, trazem risco à saúde) são consideradas procedentes pela prefeitura. E especialistas confirmam que as fezes dos pombos têm vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes potencialmente nocivos quando inalados. Não há, no entanto, registro na Secretaria Municipal da Saúde sobre problemas de saúde em humanos que tenham origem nas pombas, mas existem relatos de casos que podem ter sido causados por elas, como a Criptococose.
Você é a favor ou contra a retirada das pombas da Praça Dante Alighieri?
Na edição do final de semana, o Pioneiro apresentou em reportagem a polêmica sobre a presença das pombas na Dante Alighieri. Muitos moradores defendem a permanência das aves na praça.
Polêmica na praça
Prefeitura de Caxias do Sul programa reuniões para decidir destino das pombas
Retirada das aves da Praça Dante Alighieri é estudada pela prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project