As famílias que invadiram uma área particular no Distrito Industrial, em Caxias do Sul, vão tentar agendar uma audiência com o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) para esta terça-feira. Vice-presidente da comissão que os moradores constituíram para representá-los, o preparador de injetora Igor Leonardo Silveira Ramos, 27 anos, informa que, nesta segunda-feira, será mantido contato com representantes do município.
A intenção dos moradores é agendar uma audiência com o prefeito ou com o secretário municipal de Habitação, Flávio Cassina. Eles querem pedir o auxílio da prefeitura para a aquisição das terras em que se encontram ou de alguma outra região da cidade.
- Ninguém quer nada de graça. Queremos pagar pela terra, mas, para isso, precisamos que o prefeito nos ouça e que a prefeitura ajude, comprando esse ou outro terreno. Viemos para Caxias há alguns anos guiados pelos anúncios de emprego. Só que, quando chegamos aqui, com o salários que ganhamos, mal conseguimos pagar o aluguel - reclama Ramos.
O líder acrescenta que a maioria dos ocupantes está inscrita em programas habitacionais do município, mas, até agora eles não foram contemplados. Ramos relata que, além de tentar conversar com Sartori, os moradores também devem levar sua reivindicação à Câmara de Vereadores.
Eles planejam acompanhar a sessão legislativa desta terça-feira, a qual inicia em torno das 17h. Outra iniciativa prevista, porém sem data estipulada, é uma caminhada pacífica desde a área invadida até o largo da prefeitura.
A Justiça já determinou a reintegração de posse do terreno de cerca de 12 hectares situado no Distrito Industrial. Segundo os ocupantes, cerca de 300 famílias estão residindo na área, que fica às margens da RS-122, no Km 72.
Os moradores foram notificados no dia 25 de maio. O juiz Silvio Viezzer, da 5ª Vara Cível, concedeu liminar de reintegração, dando cinco dias para os invasores deixarem o terreno de modo pacífico. O prazo venceu na terça-feira passada.
Geral
Ocupantes de área particular no Distrito Industrial, em Caxias, pretendem pedir ajuda à prefeitura
Moradores vão tentar agendar audiência com o prefeito para esta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: