Por Maicon Dias, especialista em Comportamento Humano e CEO da Gampi Casa Criativa
As gerações mais jovens, principalmente a Z, têm questionado o consumo desenfreado e buscado um estilo de vida mais consciente. Na contramão da ostentação frequente vista nas redes sociais — por meio de vídeos que exibem a abertura de pacotes de itens de luxo — muitos jovens compartilham e amplificam as ideias do subconsumo. Mas será que isso pode mudar a forma como nos relacionamos com as compras? E qual será o impacto para quem vende?
Nas redes sociais, especialmente no TikTok, cresce o apelo contra a publicidade disfarçada e a prática de exibir compras supérfluas. Alguns grupos de influenciadores promovem conteúdos que exaltam o reaproveitamento e a importância de comprar apenas o necessário. O foco está em estender a vida útil de produtos. Isso pode gerar mudanças no comportamento do consumidor, que está buscando identificar-se com marcas que compartilham esses valores.
As ideias do subconsumo passam por um consumidor que busca conexão emocional ao comprar, que valoriza as experiências e valores, mais do que a quantidade de produtos
Algumas empresas já perceberam a tendência. Um exemplo são as de vestuário, que têm produzido peças com fios que têm origem em roupas usadas. Outras, investem em campanhas que destacam a longevidade dos seus produtos e incentivam a aquisição de peças de segunda mão. Há ainda marcas esportivas que trocam produtos usados por novos, reforçando a circularidade e o reaproveitamento.
As ideias do subconsumo passam por um consumidor que busca conexão emocional ao comprar, que valoriza as experiências e valores, mais do que a quantidade de produtos. O discurso incentiva o consumo inteligente, priorizando a qualidade.
No entanto, para adentrar esse propósito de forma verdadeira, é essencial que quem vende promova campanhas autênticas e atreladas a compromissos e práticas reais de sustentabilidade. Do contrário, melhor nem tentar. Isso porque o público, especialmente o mais jovem, valoriza a transparência e é crítico. Para eles é essencial comprar de marcas que entendem seu comportamento e necessidades. No final, com um propósito genuíno e não só jogada de marketing, o orgulho em vestir a marca aumenta.