A prefeitura de Caxias do Sul se colocou à disposição da Brigada Militar e da Justiça para auxiliar nas reintegrações de posse de áreas invadidas que devem ocorrer nas próximas semanas. Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, na prefeitura caxiense, representantes de secretarias municipais e de órgãos ligados à segurança conversaram para articular ações com o objetivo de inibir novas invações.
Também planejaram a atuação nas reintegrações de posse previstas para este mês: uma no bairro Planalto e outra no Distrito Industrial.
- Estamos preocupados com as invasões, porque queremos que o município tenha um crescimento ordenado. Hoje (quarta-feira), nos articulamos para realizar operações de caráter mais reservado e evitar novas invasões. O município também se coloca à disposição da Justiça e da Brigada para auxiliar nos processos de reintegração de posse - afirma o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada.
O comandante interino do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul, Jorge Emerson Ribas, participou da reunião. Ele informa que há uma reintegração de posse de área privada no bairro Planalto agendada para a próxima terça-feira. Ele acredita que, nesse terreno, existam mais de 50 famílias.
Ribas acrescenta que a BM também recebeu o mandado judicial para a reintegração de posse na área particular do Distrito Industrial. Na tarde desta quarta-feira, um oficial de justiça vai conversar com o comandante para organizar essa segunda ação.
- Pretendemos cumprir primeiro a reintegração de posse no bairro Planalto. Depois, vamos organizar essa do Distrito Industrial - informa.
Segundo Ribas, esse tipo de operação demanda preparação de efetivo, materiais e logística, que inclui desde a presença de integrantes do Conselho Tutelar até ambulâncias.
No caso do Distrito Industrial, às margens da RS-122, onde estão cerca de 300 famílias num terreno particular de aproximadamente 12 hectares, a BM também pretende fazer um levantamento para conferir o impacto ambiental na área.
Geral
BM e Justiça terão apoio da prefeitura de Caxias nas reintegrações de posse de áreas invadidas
Força policial pode ser usada para retirar ocupantes de terras do bairro Planalto e Distrito Industrial
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: