O Ministério da Educação deve definir na próxima segunda-feira se promoverá a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) planejada para o primeiro semestre deste ano.
Desde que foi criado, em 1998, o Enem é realizado uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, mas o governo tem planos de realizar a prova semestralmente.
Ontem, no Rio, o ministro Fernando Haddad (Educação) demonstrou preocupação por considerar que o prazo para a realização do Enem ainda no primeiro semestre é exíguo.
De acordo com Haddad, o início dos preparativos para o exame dependia de um posicionamento dos órgãos de controle e fiscalização - Tribunal de Contas da União e Controladoria-geral da União - sobre a possibilidade de o governo federal contratar uma empresa para organizar a prova sem abrir licitação.
O pedido do MEC foi feito após o vazamento das provas do Enem no final de 2009. Haddad já afirmou, em entrevistas anteriores, que há o receio de que empresas participantes do processo licitatório cortem custos para vencer a licitação, o que poderia comprometer a segurança e o sigilo das provas.
Haddad disse que as negociações do Inep (órgão do MEC responsável pela realização do Enem) com TCE e CGU já se encerraram. Nos próximos dias, o ministro deve tratar do assunto com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, para decidir se será possível fazer o Enem neste primeiro semestre.
Geral
MEC avalia se realizará Enem neste semestre
De acordo com o ministro da Educação, início dos preparativos depende de posicionamento dos órgãos de controle e fiscalização
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: