Restam apenas seis rodadas para os 20 clubes que disputam o Brasileirão definirem seu futuro. E para o Juventude não restou outra saída se não brigar contra o rebaixamento. Em 18º na tabela, com 34 pontos, o time de Fabio Matias está a um do Bragantino, em 16º lugar. A equipe de Bragança Paulista estaria se salvando com um aproveitamento de 36%, o que lhe daria 41 pontos ao final das 38 rodadas.
Mas como a média tende a subir na reta final, serão necessários de 43 a 45 pontos para o Ju não correr risco de queda.
Do 11º, o Grêmio, até o Verdão, apenas cinco pontos separam as equipes na tabela. Como Cuiabá, com 28, e Atlético-GO, com 25, estão virtualmente na Série B, são oito equipes lutando para não ficar com as duas últimas vagas no Z4.
O Juventude terá três jogos em casa (Bahia, Cuiabá e Cruzeiro) e três fora (Grêmio, Atlético-MG e São Paulo). O Verdão terá apenas um confronto direto contra a degola que será diante do Tricolor, na Arena, no dia 20.
— Temos que olhar jogo a jogo. Então para nós, o foco é como se o próximo jogo fosse a nossa Copa do Mundo. Se você começar a olhar tabela, tabela, tabela, você gera uma pressão desnecessária, mesmo sabendo do modo que nós estamos hoje — comentou o técnico Fábio Matias.
10 confrontos diretos em seis rodadas
Nas seis rodadas finais, o Brasileirão terá 10 confrontos diretos entre os clubes que lutam contra a queda à Série B.
O rival do Alviverde que tem o maior número de duelos contra equipes que também brigam pra não cair é o Criciúma. Os catarinenses ocupam o 15º lugar, com 37 pontos, e terão quatro confrontos diretos: contra Vitória e Corinthians (em casa) e Fluminense e Bragantino (fora).
Vitória, Corinthians e Grêmio terão três duelos contra equipes da parte de baixo cada. Destaque para os paulistas, que vêm em franca ascensão e empolgados após a vitória no clássico com o Palmeiras, o que ainda dificultou a briga do time de Abel Ferreira pelo título. E os baianos, de Thiago Carpini, que fazem um segundo turno de recuperação, tendo somado 23 pontos nos 13 jogos disputados.
O Athetico-PR está em 17º, mas é o único dos candidatos ao rebaixamento com sete jogos a cumprir. Os paranaenses enfrentam o Atlético-MG, em Belo Horizonte, em jogo atrasado da 19ª rodada.
Confira o caminho dos rivais do Ju:
Grêmio, 11º, com 39
Palmeiras (F)
Juventude (C)
Cruzeiro (F)
São Paulo (C)
Vitória (F)
Corinthians (C)
Vitória, 12º, com 38
Corinthians (C)
Criciúma (F)
Botafogo (F)
Fortaleza (C)
Grêmio (C)
Flamengo (F)
Corinthians, 13º, com 38
Vitória (F)
Cruzeiro (C)
Vasco (C)
Criciúma (F)
Bahia (C)
Grêmio (F)
Fluminense, 14º, com 37
Inter (F)
Fortaleza (C)
Criciúma (C)
Athletico-PR (F)
Cuiabá (C)
Palmeiras (F)
Criciúma, 15º, com 37
Cruzeiro (F)
Vitória (C)
Fluminense (F)
Corinthians (C)
Flamengo (C)
Bragantino (F)
Bragantino, 16º, com 35
Atlético-GO (F)
São Paulo (C)
Inter (F)
Cruzeiro (C)
Athletico-PR (F)
Criciúma (C)
Athletico-PR, 17º, com 34
São Paulo (F)
Atlético-MG (C)*
Atlético-GO (C)
Bahia (F)
Fluminense (C)
Bragantino (C)
Atlético-MG (F)
*Partida atrasada da 19ª rodada