Mudou o comando, mas Fábio Matias não conseguiu trazer o impacto que projetou em sua chegada ao clube. Na estreia do novo técnico, o Juventude chegou ao sexto jogo sem vitórias ao ser goleado por 3 a 0 pelo Fortaleza, no Estádio Alfredo Jaconi.
Os gols foram marcados por Moisés, Mancuso e Kuscevic. Com o resultado, o Papo fica com 34 pontos, na 18ª colocação. É a segunda rodada seguida em que o time fica dentro do Z-4.
O próximo compromisso do Verdão será diante do Bahia, no sábado (9), às 19h, também no Estádio Alfredo Jaconi.
Com Lucas Freitas como novidade na lateral esquerda e os retornos de Jadson e Lucas Barbosa ao time titular, o Juventude começou o duelo levando um susto. Pressionando a saída de jogo dos donos da casa, o Fortaleza chegou com Moisés, que recebeu na área, driblou o marcador e finalizou cruzado, rente à trave.
Com dificuldades na transição da defesa para o ataque, o Ju via o Leão ser protagonista no confronto e ter mais posse de bola. Mas, aos 13 minutos, em contra-ataque rápido puxado por Edson Carioca, Mandaca foi derrubado quando ingressava em direção à área. Na cobrança de Gilberto, João Ricardo fez defesa tranquila.
A primeira finalização alviverde fez a equipe crescer na partida. Aos 19, Lucas Barbosa recebeu na área e tentou cruzar para Gilberto, mas a zaga afastou antes da bola chegar no centroavante. Na sequência do lance, Lucas Barbosa ainda arriscou de pé esquerdo e João Ricardo fez a defesa. No rebote, Jadson tocou para Gilberto finalizar e o goleiro do Fortaleza salvou de novo.
Aos 29 minutos, em jogada bem trabalhada no contra-ataque, Mancuso recebeu na frente da área e tentou a finalização. No entanto, Lucas Barbosa chegou na disputa da bola e, após o desvio, a bola sobrou para Moisés, que finalizou para as redes. O gol acabou anulado.
Em um confronto muito mais equilibrado do que nos minutos iniciais, o Ju era agressivo. Aos 34, João Lucas recebeu pela direita e tentou o chute direto para o gol, sem direção. Dois minutos depois, o lateral cruzou para a área e Mandaca tentou finalizar de primeira, mas o chute foi amortecido pelo zagueiro Kuscevic.
Aos 41, em boa chegada pela direita, Lucas Barbosa cruzou com perfeição e Mandaca preferiu escorar ao invés de finalizar para o gol e perdeu grande chance. No lance seguinte, Gilberto tentou da entrada da área, mas não pegou bem na bola.
O caminho era pelo lado direito do ataque. Em outra jogada de Lucas Barbosa, Mandaca recebeu na área e finalizou nas mãos de João Ricardo.
Aos 47 minutos, polêmica e gol do Fortaleza. Depois de um lance no qual o Juventude ficou reclamando de uma falta em Mandaca, o time cearense avançou pelo lado direito e Tinga cruzou rasteiro. Moisés bateu de primeira e acertou o ângulo de Gabriel: 1 a 0. Mesmo com as reclamações, Raphael Claus confirmou o gol.
Aos 52, no último lance do primeiro tempo, a defesa alviverde errou e Mancuso, livre na entrada da área, finalizou forte no canto: 2 a 0.
REAÇÃO
Com Erick Farias na vaga de Gilberto, o Ju voltou disposto a buscar a reação. Logo aos dois minutos, Mandaca ganhou da marcação e cruzou rasteiro para Erick, que desviou para fora.
A pressão alviverde seguiu por alguns minutos, mas com muitos erros na conclusão das jogadas. Aos 10, após cruzamento de Edson Carioca, João Ricardo desviou e a bola ficou para Danilo Boza. O zagueiro, sem o goleiro na meta, bateu de primeira, para fora.
Aos 13 minutos, tentando dar novas alternativas para o Ju, Fábio Matias colocou Jean Carlos e Alan Ruschel nas vagas de Mandaca e Lucas Freitas. Só que as mudanças não surtiram efeito. Pelo contrário, o Fortaleza foi quem marcou. Aos 25 minutos, em cobrança de falta rápida, Bruno Pacheco cruzou na área e Kuscevic, livre, finalizou sem chances para Gabriel: 3 a 0.
Nos minutos finais, já sem forças e com protestos vindos da arquibancada, o Ju tentou descontar. Aos 35, em falta perto da área, Jean Carlos cobrou e João Ricardo fez a defesa. Foi a última chance mais clara de um jogo que acabou com vaias do torcedor jaconero.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 32ª rodada
Juventude x Fortaleza
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Lucas Freitas (Alan Ruschel, 13/2º); Ronaldo (Dudu Vieira, 40/2º), Jadson, Mandaca (Jean Carlos, 13/2º); Lucas Barbosa (Marcelinho, 24/2º), Edson Carioca (Taliari, 31/2º) e Gilberto (Erick Farias, int.). Técnico: Fábio Matias
Fortaleza
João Ricardo; Brítez (Tinga, 25/1º), Kuscevic e Titi; Mancuso (Pikachu, 40/2º), Matheus Rossetto (Zé Welison, 40/2º), Hércules e Emmanuel Martínez (Pochettino, 27/2º); Marinho (Bruno Pacheco, 13/2º), Lucero e Moisés (Breno Lopes, 27/2º). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Moisés (F), aos 47min, e Mancuso (F), aos 52min, no primeiro tempo. Kuscevic (F), aos 25min, no segundo.
Amarelos: Edson Carioca, Zé Marcos, Ronaldo (J); Brítez, Bruno Pacheco (F).
Árbitro: Raphael Claus (Fifa), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (trio paulista). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.