Gerar impacto. Retomar comportamentos. Voltar a vencer. Todas essas frases estiveram presentes na apresentação de Fábio Matias como técnico do Juventude, no começo desta semana.
Neste sábado, quando entrar em campo contra o Fortaleza, saberemos de que forma foi absorvida a semana de trabalho sob o novo comando. A começar pela formação da equipe. A tendência é uma manutenção da base que vinha atuando, talvez com uma ou duas mudanças, no máximo.
Os retornos de Lucas Barbosa e Jadson fazem parte do contexto, já que são atletas daqueles considerados titulares absolutos pelo que apresentaram na temporada. E se o objetivo é retomada, o atacante tem o desafio de voltar a ser protagonista, como foi no começo da Série A.
A dúvida pode estar na criação, com Jean Carlos e Mandaca disputando a posição. De um lado está um jogador mais técnico e que também foi peça fundamental no começo do ano. Do outro, um atleta de mais imposição física e que ganhou espaço pelas boas atuações que teve em rodadas recentes.
Independentemente de quem forem as peças, o mais importante é o Juventude retomar a sua iniciativa e imposição dentro do Alfredo Jaconi. Mesmo diante de um adversário complicado e de muita qualidade. Vencer o Leão do Pici significa dar um grande passe para sair da zona de rebaixamento, e até ganhar a confiança necessária para não voltar ao Z-4 até o final da competição.