O Juventude deu adeus à Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) — Troféu Zagallo na tarde desta sexta-feira (15). O Verdão precisava de uma vitória sobre o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, em Erechim, para chegar à final da competição. Mas o time de Filipe Dias foi derrotado por 3 a 1. Davi Góes marcou para o Alviverde.
Esta foi a terceira eliminação recente da categoria. Antes o Verdão tinha deixado o Campeonato Brasileiro de Aspirantes sub-23 na primeira fase, como lanterna do Grupo B. E ainda o clube foi eliminado na semifinal do Gauchão sub-20 para o Grêmio.
Jogo aberto
O Verdão nem deixou o Ypiranga respirar e quase abriu o placar aos 20 segundos de jogo. Caíque foi lançado na ponta esquerda, invadiu a área e bateu cruzado na saída de Edson. Mas a bola passou raspando a trave e se perdeu na linha de fundo. Aos 12, Caíque voltou a ameaçar a meta do Canarinho, mas a bola caprichosamente explodiu no travessão.
No contra-ataque, o Ypiranga foi fatal. João Felipe recebeu em velocidade e finalizou no canto de Zé Henrique: 1 a 0 para o time de Erechim, aos 13.
O Canarinho quase ampliou aos 30, mas a finalização de Galego parou na trave. Guilherme Santos chegou a mandar pras redes no rebote, mas estava em impedimento.
No lance seguinte, Gui Teixeira deixou o centroavante Caíque sozinho para marcar o gol de empate. Mas o camisa 9 isolou a bola na pequena área, já sem goleiro.
O Juventude voltou mais agressivo para o segundo tempo com as mexidas de Filipe Dias. Kauã Costa e Miguel entraram no intervalo. Mas quem garantiu o empate, logo aos sete minutos, foi o meia Davi Góes. Ele acertou um chutaço de fora da área fazendo a bola parar no ângulo direito de Edson: 1 a 1.
Mas aos 13, o Canarinho passou à frente do placar uma vez mais. Reifit cobrou o escanteio rasteiro, Galego desviou com o pé e Luquinhas acertou a gaveta de Zé Henrique: 2 a 1.
Em mais um belo arremate da intermediária, Davi Góes quase empatou, aos 28, mas desta vez Edson chegou a tempo para espalmar.
Mesmo criando boas chances, o Ju viu o Ypiranga ser mais efetivo. E Galego deu números finais ao placar nos acréscimos: 3 a 1 para o Canarinho e eliminação alviverde na fase semifinal da competição.
O técnico Filipe Dias mandou a campo: Zé Henrique; João Vitor, Abner, Bernardo (Kauã Costa, int.), Clébio e Da Rocha; Gehring, Kelvi (Miguel, int.) e Davi Góes (Lucas Fernandes, 30/2º); Gui Teixeira (Wictinho, 21/2º) e Caíque.