Os caminhos de Caxias e Juventude no Gauchão 2025 foram traçados na tarde desta sexta-feira (22) na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A competição iniciará no dia 22 de janeiro e termina no dia 15 de março.
Inicialmente, os representantes dos 12 clubes participantes da competição aprovaram a nova fórmula de disputa, com a divisão das equipes em três grupos de quatro.
Pelo sorteio, o Caxias ficou no Grupo B, que teve o Inter como cabeça de chave, e conta ainda com Pelotas e Ypiranga. Já o Juventude, na condição de cabeça de chave, ficou no Grupo C junto com Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz.
O grupo A está formado por Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida.
Pelo novo regulamento, as equipes de cada grupo jogam diante dos rivais das outras chaves, totalizando oito jogos na primeira fase. Não há enfrentamento contra adversários do mesmo grupo.
Desta forma, na 1ª fase, o Caxias enfrentará: Juventude, Monsoon, Brasil-Pel, São Luiz, Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida.
Já o Juventude terá pela frente na primeira etapa da competição: Caxias, Inter, Pelotas, Ypiranga, Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida.
Os líderes e mais o melhor segundo colocado geral classificam-se para a fase seguinte. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida de volta.
Do 5º ao 8º lugar as equipes decidem uma vaga à Copa do Brasil em dois mata-matas na denominada "Taça Farroupilha". E os clubes que terminarem do 9º ao 12º lugar fazem um quadrangular para a definição dos dois rebaixados.
A tabela detalhada, com datas e horários do Campeonato Gaúcho, deve ser divulgada na próxima semana.
Como ficaram os grupos do Gauchão 2025:
Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida
Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz