Silenciosamente, o trabalho do departamento de futebol do Caxias segue a pleno vapor no Estádio Centenário. Afinal, o Grená terá praticamente um elenco novo para a temporada de 2025.
Mas, antes, o departamento de futebol que tem à frente o vice José Caetano Setti, juntamente com o técnico Luizinho Vieira, definiu que atletas experientes que atuaram na última Série C e com vínculo com o Caxias encerrando ao fim de outubro, não permanecerão.
Os laterais Marcelo, 34 anos, e Dudu Mandai, 31, o zagueiro Dirceu, 36, o volante Elyeser, 34, e o meia Galvan, 25, não terão seu vínculo estendido para o ano que vem.
Além deles, o zagueiro Lucas Ryan foi devolvido ao Inter, após encerramento do contrato de empréstimo, e o atacante Robinho ficará livre no mercado. O meia Peninha, com contrato até novembro, também não interessa ao clube.
— O Luizinho esteve aqui ontem (terça-feira), estamos trabalhando bastante e de forma silenciosa. Já definimos quem não permanece e estamos recebendo muitas ofertas de empresários, que querem colocar seus atletas no Caxias — destacou Setti, que completou:
— Temos alguns nomes encaminhados, mas não vamos revelar até que esteja tudo assinado, para não perdê-los pra outros clubes.
Os primeiros nomes
O dirigente grená não confirma nomes que podem reforçar o clube na próxima temporada. Mas sabe-se nos bastidores que dois atletas sondados pelo Caxias foram o lateral-esquerdo Artur (revelado pelo Inter e que estava no Água Santa em 2024) e o meia Nicholas, 24, do Ferroviário.
Além deles, o lateral-direito Thiago Ennes, do Londrina, também foi oferecido por seu empresário. O Grená estuda a contratação do jogador de 28 anos, com passagens pelas categorias de base de Flamengo e Fluminense, além de ter atuado nos profissionais de Remo, Náutico, Confiança, Sampaio Corrêa e Campinense.
Thiago Ennes atuou 33 vezes pelo Londrina em 2024, com três gols marcados e uma assistência. Em busca de meio-campistas, dois jogadores foram especulados para o setor, mas não devem acertar com o Grená: Cristiano e Lucas Marques.
O primeiro tem 37 anos e já atuou em Caxias do Sul. O jogador foi um dos principais nomes do Juventude entre 2010 e 2011 e fez carreira vitoriosa no futebol japonês. Desde agosto, Cristiano está na Portuguesa-SP.
Já o segundo vestiu as cores do Ypiranga na Série C, após cinco anos no futebol português. Revelado pela base colorada, o volante de 29 anos tenta retornar a Portugal.