O Campeonato Gaúcho de 2025 começou fora de campo na quinta-feira (3). Representantes dos 12 clubes que disputarão a competição estiveram reunidos na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para tratar de alguns detalhes importantes como a data de início e se todos os jogos vão ter Árbitro de Vídeo (VAR).
Em seu primeiro encontro como presidente do Caxias, Roberto de Vargas revelou os detalhes da reunião, em entrevista ao Show dos Esportes, da Gaúcha Serra.
— Tratamos de alguns aspectos gerais a respeito do Campeonato Gaúcho. Mais ou menos que dia começa, que todos os jogos terão VAR. Foi uma reunião meio informal, com alguns tópicos que serão decididos numa outra reunião na federação — apontou o mandatário grená.
Segundo De Vargas, a federação trabalha com o dia 15 de janeiro como uma data-base de um possível início de disputa dos jogos. Mas todas as definições a respeito da competição ocorrerão somente em novo encontro.
Mesmo não sendo voz ativa na primeira conversa entre dirigentes e o presidente da FGF, Luciano Hocsman, Roberto de Vargas disse que essa situação irá mudar.
— Participei, não falei nada, porque é a primeira vez que eu estava participando, então deixa o pessoal falar, né? E uma hora vai chegar a minha vez de falar. O Caxias agora sempre vai ter uma resposta pra tudo —ressaltou de Vargas, que completou:
— Nós não vamos mais ouvir calado, ouvir quieto, omisso. Nós vamos ter a nossa opinião e externá-la. Se for a favor ou contra algumas pessoas, problema é delas — finalizou.
Os 12 participantes da edição de 2025 do Gauchão são: Caxias, Juventude, Grêmio, Inter, Guarany de Bagé, São José, Brasil-Pel, São Luiz, Ypiranga, Avenida, Pelotas e Monsoon (estes dois últimos subiram este ano).