O Caxias não aproveitou a oportunidade de se distanciar do Z-4 ao realizar o jogo atrasado da quinta rodada da Série C contra o Ypiranga, na noite desta quarta-feira (7). Mesmo fazendo um jogo equilibrado, a equipe de Thiago Gomes voltou a pecar na defesa e perdeu por 1 a 0, com gol de Zé Vitor, no segundo tempo. Foi a sétima derrota em nove jogos fora de casa.
Com o resultado, o Grená permanece em 16º lugar na tabela, com 15 pontos e terá que vencer pelo menos mais dois confrontos nas três rodadas finais da primeira fase para escapar do rebaixamento. No sábado (7), o time volta a campo diante do vice-lanterna Ferroviário, no Estádio Centenário.
Já o Ypiranga chegou a 27 pontos, em sexto lugar, e encaminhou a classificação à segunda fase da competição.
Confronto equilibrado
O Caxias entrou em campo com três novidades. Pedro Cuiabá foi o escolhido para substituir Tomas Bastos, que está lesionado e suspenso, no meio de campo. Na frente outras duas mudanças: Peu e Welder iniciaram a partida, com Álvaro e Robinho ficando como opções no banco. Yuri Ferraz voltou à ala-direita, após cumprir suspensão.
Do outro lado, Thiago Carvalho foi ainda mais drástico. Com a sequência desgastante de jogos, o treinador do Ypiranga mexeu a equipe em sete posições, em relação ao time que atuou com a Ferroviária.
Ironicamente, o embate gaúcho adiado pela tragédia climática do mês de maio no Estado iniciou de baixo de uma chuva intensa em Erechim. E na primeira grande chance do jogo, a trave impediu o gol do Caxias. Logo aos quatro minutos, Galvan cobrou o escanteio na primeira trave. Cézar Henrique apareceu sozinho entre os zagueiros e deu um testaço no poste.
O Grená dominava a partida e quase marcou com Pedro Cuiabá aos 17. O volante arriscou um belo chute da intermediária, mas o goleiro Allan se esticou todo no canto para espalmar. No rebote da cobrança do escanteio, de novo Pedro Cuiabá pegou a sobra e por pouco a bola não encontrou o ângulo esquerdo do goleiro do Canarinho.
Thiago Coelho trabalhou pela primeira vez aos 20 minutos. Zé Vitor apareceu livre na pequena área e cabeceou no canto. Mesmo com o gramado escorregadio, o goleiro conseguiu agarrar firme e salvar o gol.
Aos poucos, o Canarinho melhorou no jogo e foi chegando ao ataque com perigo. Aos 34, Lucas Marques cobrou falta no meio da pequena área e Heitor perdeu o gol, ao subir sozinho na jogada, mas cabeceando sobre a meta grená.
Velho problema defensivo
O começo do segundo tempo foi idêntico ao primeiro, com o Grená em cima, sobretudo em lances oriundos de cobranças de escanteio. Aos sete, Welder furou uma bicicleta na pequena área. O Caxias reclamou de um pênalti não marcado em Elyeser no lance. Na jogada seguinte, Allan evitou o gol grená.
Aos 16 minutos, Peu sentiu um desconforto na perna e deixou o gramado para a entrada de Robinho. O Ypiranga só voltou a ameaçar dois minutos depois com chute colocado de Lucas Marques. A bola passou à esquerda de Thiago Coelho.
Era o prenúncio do que viria aos 20 minutos. William cobrou o lateral na área, Dirceu perdeu o tempo da bola e Zé Vitor fez o giro e bateu cruzado. Thiago Coelho defendeu parcialmente, mas a bola pegou elevação e foi em direção ao gol. Cézar Henrique e Galvan se atrapalharam ao tentar evitar que ela ultrapassasse a linha, mas não conseguiram evitar: Ypiranga 1 a 0.
Na sequência, o mesmo Zé Vitor perdeu o segundo cara a cara com o goleiro grená. A queda de rendimento fez Thiago Gomes mexer na equipe uma vez mais. Barba e Peninha entraram nas vagas de Cuiabá e Cézar Henrique. O treinador abriu mão do sistema com três zagueiros para tentar reverter o resultado.
Mais nervoso em campo, o time abusou dos passes errados, fazendo com que o comandante grená lançasse a campo suas últimas fichas. Felipe Tontini e Álvaro entraram aos 39. Mas outra vez a equipe pecou nas finalizações. Álvaro teve a chance empatar, da pequena área, após boa jogada de Robinho na ponta, porém desviou a bola pra linha de fundo. Faltou efetividade para a equipe evitar mais uma derrota na competição.
O volante Pedro Cuiabá ainda recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do duelo com o Ferroviário.
Ficha técnica
Ypiranga 1x0 Caxias
Jogo atrasado da 5ª rodada da Série C 2024
Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
YPIRANGA
Allan; Willian Gomes, Mendonça (Fernando, int.), Heitor, Windson; Caio Mello, Lucas Marques (Caio Vitor, 24/2º) e Alisson Taddei (Mossoró, 24/2º); Mirandinha (Foguinho, 32/2º) Jhonatan Ribeiro e Zé Vitor (Edson Cariús, 35/2º). Técnico: Thiago Carvalho
CAXIAS
Thiago Coelho; Lucas Cunha, Dirceu e Cézar Henrique (Peninha, 30/2º); Yuri Ferraz, Elyeser (Tontini, 39/2º), Pedro Cuiabá (Barba, 30/2º) e Galvan (Álvaro, 39/2º); Gabriel Silva, Peu (Robinho, 16/2º) e Welder. Técnico: Thiago Gomes
Gol: Zé Vitor (Y), aos 20 minutos, no segundo tempo
Cartões amarelos: Pedro Cuiabá (C). Edson Cariús (Y).
Arbitragem: Tiago Ramos de Oliveira, auxiliado por Wlademir Cunha Mendes e Rafael Guedes de Lima. Trio da Paraíba. Quarto árbitro: Érico Andrade de Carvalho -RS