O que o torcedor do Caxias mais queria em 2024 era curtir a volta do clube ao Campeonato Brasileiro da Série C depois de quase nove anos de sofrimento. Mas a participação grená na competição tem dado muita dor de cabeça à torcida. O time não consegue engrenar no campeonato e, depois de nove rodadas, ocupa a vice-lanterna da competição, com apenas seis pontos. Um aproveitamento de 22%.
Já são seis jogos sem vencer, sendo três derrotas consecutivas nas partidas em sequência fora de casa, diante de Volta Redonda, Tombense e Floresta. E o fantasma do rebaixamento começa a rondar o Estádio Centenário.
O projeto do clube era disputar a Série B em 2025. Mas, atualmente, o time tem apenas 1,5% por cento de chances de conseguir uma das oito vagas à segunda fase para seguir sonhando com o acesso, segundo o site de estatísticas de futebol Chance de Gol. O olhar do clube tem se voltado à parte de baixo da tabela, uma vez que o Grená tem 38,6% de chances de ser rebaixado.
— A definição do que o Caxias disputa, fazendo uma avaliação da tabela, é a gente permanecer na Série C, dando valor para essa competição. Foco total na permanência, mas a gente não pode deixar o nosso objetivo inicial, que era ficar entre os oito colocados — avaliou o vice de futebol grená, Paulo Cesar Santos.
Mais do que o dobro do aproveitamento
Para evitar o fiasco de voltar à Série D logo no primeiro ano de disputa da Terceira Divisão Nacional, o Caxias precisará de pelo menos mais 15 pontos nos 10 jogos que restam em disputa. Um aproveitamento de 50%. Cinco vitórias em 10 jogos resolveriam a vida grená na competição. Na tabela de classificação quem possui índice parecido é o Londrina, nono colocado com 53% de aproveitamento, e que briga por uma vaga no G-8.
Em 2023, o Figueirense foi o 16º colocado, com 22 pontos. Mas se salvaria com 21, uma vez que ficou com dois a mais do que o Manaus, primeira equipe rebaixada. No ano anterior, o Altos-PI, escapou com 21. A equipe do Piauí ficou em 16º lugar na tabela, com dois pontos a mais do que o Atlético Cearense, que caiu com 19.
A boa notícia é que depois de atuar cinco vezes fora de casa nos últimos seis jogos, o Caxias terá uma sequência importante no Estádio Centenário. Serão quatro partidas diante de seu torcedor nas próximas cinco rodadas diante de Remo, Aparecidense, São José e Confiança (jogo atrasado da 4ª rodada). Nos dez confrontos finais da primeira fase, seis serão em casa. Momento do clube buscar apoio das arquibancadas e se fortalecer para conquistar a permanência na Série C.
A sequência sem vitórias (a única foi diante do Figueirense, no dia 2 de junho) derrubou o técnico Argel Fuchs do comando. Thiago Gomes ex-Sampaio Corrêa e São José, foi o escolhido para tentar salvar o clube da crise. O profissional será apresentado na quarta-feira (3) no Estádio Centenário e fará sua estreia contra o Remo, na segunda-feira (8). Além disso, reforços também serão contratados. Pelos menos mais um atacante e um centroavante vão qualificar o elenco, que perdeu nove atletas e trouxe apenas cinco, após o Gauchão.
Chances do Caxias na Série C 2024, segundo o site Chance de Gol:
:: Classificação entre os oito melhores da 1ª fase: 1,5%
:: Rebaixamento: 38,6%
:: Quatro times têm probabilidade maior de queda, em virtude do Caxias ter dois jogos atrasados devido à chuva no Estado. São eles: São José, 78,8%, Floresta, 77,4%, CSA, 62,4% e Confiança, 50,5%
:: Com seis pontos após nove rodadas, o Caxias precisará de, pelo menos, mais 15 nos últimos 10 jogos. Aproveitamento de 50%.