Foi uma noite especial no Alfredo Jaconi. Mais uma daquelas noites de Série A com frio, apoio fundamental do torcedor nas arquibancadas e um Juventude aguerrido dentro de campo. Com grande atuação coletiva, o time de Roger Machado derrotou o poderoso Flamengo por 2 a 1, de virada.
Pedro abriu o placar para os cariocas, mas Lucas Barbosa e Mandaca garantiram o triunfo alviverde. Com 16 pontos, o Ju está momentaneamente na 10ª colocação. Na próxima rodada, o Verdão vai encarar o Fortaleza, no domingo, às 16h, no Castelão.
Com Taliari como novidade no ataque, o retorno de Lucas Barbosa e os ingressos de Mateus Claus e Lucas Freitas na defesa, o Ju começou a partida pressionando.
Aos três minutos, após receber dentro da área, Taliari finalizou de pé direito e Rossi fez a defesa. Dois minutos depois, Jadson encontrou João Lucas na ponta direita com liberdade. O lateral cruzou rasteiro para trás e Taliari recebeu, girou e bateu sobre o gol.
Aos 15, após jogada que começou pelo lado esquerdo e foi finalizada na direita, João Lucas arriscou de longe, sem perigo para Rossi. No lance seguinte, após tabela do ataque carioca, Luiz Araújo recebeu na área e bateu prensado. O Flamengo buscava encontrar espaços e o Ju ofereceu aos 19. Pedro serviu Luiz Araújo pelo lado direito e foi para a área. Com qualidade no pé esquerdo, o atacante cruzou na pequena área, a defesa do time alviverde vacilou e Pedro completou de peito para as redes: 1 a 0 Mengão.
Só que o Juventude reagiu rápido. Aos 25, Nenê cobrou falta pelo lado direito e Lucas Barbosa cabeceou no canto de Rossi, igualando o placar: 1 a 1.
A bola parada continuou sendo uma das grandes armas do Ju diante do líder do campeonato. Aos 32, Nenê cobrou falta e Danilo Boza cabeceou no ângulo. O goleiro Rossi fez grande defesa e espalmou para escanteio. Em um jogo com chances para os dois lados e boa qualidade, o Flamengo quase fez o segundo nos acréscimos. Aos 45, em cruzamento da intermediária, Lorran apareceu livre na marca do pênalti e cabeceou para grande defesa de Mateus Claus. Na resposta, aos 47, Taliari lançou Erick Farias na área e o camisa 7 bateu de primeira, com desvio na defesa. Rossi fez outra boa intervenção.
DE TANTO INSISTIR, O GOL
A retomada da partida foi novamente de um Juventude agressivo e intenso. Logo aos quatro minutos, em outra jogada muito bem trabalhada, Taliari encontrou Lucas Barbosa pelo lado direito. O atacante cruzou com perfeição para Erick Farias, que testou forte para o gol. Rossi, em cima da linha, salvou o Flamengo.
O time alviverde era melhor, tinha volume de jogo e pouco sofria defensivamente. Buscando manter a intensidade, Roger Machado trocou duas peças: entraram Jean Carlos e Gilberto nas vagas de Nenê e Taliari. Aos 18, outra chance clara do Verdão. Jean Carlos lançou Lucas Barbosa dentro da área. Ele só rolou e Jadson finalizou sobre o gol.
O Flamengo só foi finalizar aos 20. Ayrton Lucas cruzou da esquerda e Wesley apareceu na área para um desvio cruzado. Mateus Claus defendeu firme. Dois minutos depois, Pedro fez grande jogada individual, tirou o marcador com um balãozinho, e depois serviu Luiz Araújo, na pequena área. O atacante canhoto finalizou e Mateus Claus fez mais um milagre na noite.
Vendo o crescimento do adverário, Roger fez mais duas trocas: Mandaca e Oyama nas vagas de Erick e Jadson. E as mudanças deram certo. O Ju começou uma blitz ofensiva. Aos 30, Jean Carlos cruzou e Lucas Barbosa ajeitou para Gilberto. O camisa 9 chutou, Rossi defendeu e a bola ainda acertou a mão de Léo Ortiz, gerando reclamação do banco alviverde. A arbitragem mandou seguir.
Aos 35, Mandaca recebeu na área e cruzou para Gilberto na pequena área, mas o centroavante não alcançou. O Ju seguia pressionando e Rossi precisou fazer outro milagre aos 39. Jean Carlos cruzou da esquerda e Lucas Barbosa desviou no cantinho. O goleiro argentino desviou com a ponta dos dedos para fora. Outra grande defesa.
De tanto insistir, o Juventude foi recompensado. Jean Carlos cobrou escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e Mandaca mandou para as redes: 2 a 1 Ju.
A vitória estava nas mãos, mas precisou de uma drama final, e com mais participações espetaculares de Mateus Claus, primeiro no chute de Ayrton Lucas e depois no cabeceio de David Luiz. Com festa no apito final, os mais de 12 mil torcedores que estiveram no Jaconi presenciaram uma grande comemoração.
Em uma noite gelada e com grande atuação, o Juventude desbancou o todo poderoso Flamengo.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 12ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude 2x1 Flamengo
Juventude
Mateus Claus; João Lucas (Ewerthon, 35/1º), Boza, Lucas Freitas e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Oyama, 25/2º) e Nenê (Jean Carlos, 14/2º); Erick Farias (Mandaca, 25/2º), Lucas Barbosa e Gabriel Taliari (Gilberto, 14/2º). Técnico: Roger Machado
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Gerson (David Luiz, 40/2º) e Lorran (Allan, int.); Luiz Araújo, Victor Hugo (Gabigol, 22/2º) e Pedro (Carlinhos, 40/2º). Técnico: Tite
Gols: Pedro (F), aos 19min, Lucas Barbosa (J), aos 26min, no primeiro tempo. Mandaca (J), aos 41min, no segundo.
Amarelos: Alan Ruschel, Adailton Bolzan, Gabriel (J); Gerson (F);
Árbitro: Matheus Delgado Candançan auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Trombeta. O quarto árbitro será Fabiano Monteiro dos Santos. VAR será Charly Wendy Straub Deretti (FIFA).